domingo, 14 de fevereiro de 2016

CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
ÉDOUARD MANET
O PRÉ-IMPRESSIONISMO
CENAS DA VIDA GALANTE  

EDOUARD MANET - foto: Félix Nadar


ÉDOUARD MANET
Paris, França 1832-1883
Pintor e artista gráfico pré-impressionista.
Descendia de uma familia da burguesia parisina.
Aos 12 anos foi enviado ao Colégio Roulin, perto
de Montmartre. Na escola foi decepcionante, era pouco
aplicado e insolente. Os péssimos resultados obtidos
por Édouard, fizeram a familia repensar nas ambições
nutridas no filho primogênito. Ele queriam que estudasse
direito, mas perceberam que não tinha vocação para
a carreira jurídica, e não se opuseram ao seu desejo de se tornar marinheiro. O primeiro fracasso ao tentar entrar
na Escola Naval, fez com que só entrasse para a carreira
de uma maneira menos nobre, pelo trabalho. Em 1848,
embarcaria no navio-escola "Haure et Guadeloupe"
para o Brasil, como um simples marinheiro. Esta experiência
lhe trouxe um gosto pelo exótico e desenvolveu uma repulsa
pelo escravagismo. De volta a França, em 1849, entrou
para o ateliê do pintor Thomas Couture, de formação
académica, onde ficou por seis anos. Durante esse período fez cópias dos clássicos expostos no Louvre, e recebe a influência de Velázquez e Delacroix. 
Completou seu aprendizado viajando e conhecendo museus
de outros países europeus. 
Em uma das viagens a Itália, copia a "Vênus de Urbino"  deTiziano, que seria sua inspiração para fazer, anos depois, a "Olympia".
Em 1852, teve um filho ilegítimo com Suzanne Leenhoff, uma professora de piano de origem holandesa.
O seu pai se opôs ao casamento, que só aconteceu
depois que este morreu. Em 1856, deixou o ateliê 
de Couture. Em 1859 envia o seu primeiro trabalho
ao Salão de Paris, "O bebedor de absinto", obra realista influenciada por Gustave Courbet e Diego Velázquez.
A obra foi recusada. Manet tinha fascínio pela arte da Península Ibérica. Entre suas obras desta época estão:
"Lola de Valência", que retrata uma dançarina em trajes 
espanhois tradicionais, "O cantor espanhol", e "Madame V.
em costume de espada", cujo modelo foi Victorine Meurent
vestida de toureiro. Estes dois últimos expostos no Salão dos Recusados de 1863. Victorine Meurent teria um papel 
importante na obra do pintor, ele a conheceu durante seus estudos com Coutume e a partir desse momento ela 
se tornaria uma modelo frequente de suas pinturas.
Em 1858, Manet conhece Charles Baudelaire e se tornam grandes amigos. A obra "A Música nas Tulherias", marca
o seu rompimento com o realismo, e a sua primeira obra
impressionista. A partir de 1863 surgiu o Salão dos Recusados, onde quadros que não entravam no Salão Oficial poderiam ser expostos ali. O quadro "Almoço na relva" foi um escándalo para a época pela nudez da modelo, 
que o público achou vulgar. "Olympia", pintado no mesmo
ano e apresentado em 1865, causou reações semelhantes.
Era o retrato de uma jovem prostituta nua, reclinada, e havia
uma referência audaciosa a pintura de Tiziano "Vênus de Urbino". A modelo novamente foi Victorine Meurent.
Em 1867, o "Tocador de pífaro" foi recusado no Salão Oficial
de Paris, fato que fez com que Emilio Zola escrevesse um artigo no "L'Événement", defendendo a tela.
No ano seguinte, 1867, após ser excluído do Salão Internacional, promoveu com seu próprio dinheiro uma
exposição de suas obras, sem sucesso de público,
a exposição foi um fracasso. 
No mesmo ano pintou "A execução de Maximiliano", uma
obra de indignação em reação à morte de Maximiliano de
Habsburgo, abandonado por Napoleão III no México, inspirado no "Os fusilamentos de três de maio" de Goya,
mas com um resultado totalmente diferente.
Em 1869 colocou duas obras no Salão Oficial: "O balcão"
e "Almoço no ateliê". "O balcão" não foi bem recebido pelos críticos pela sua falta de perspectiva. Neste quadro aparece
a figura de Berthe Morisot, jovem pintora que ao lhe conhecer no Louvre tornou-se grande amiga e foi retratada
em vários de seus quadros. Berthe acabou casando-se com o irmão de Manet, Eugéne.
Em 1874, passou o ano em Bennevilliers, perto de Argenteuil, onde seus amigos Monet e Renoir estavam pintando ao ar livre. Desta época entrou para o Salão de 1875 seu quadro "Monet em seu barco estúdio".
Em 1883, contraiu sífilis, o que lhe causou muitas dores,
paralisia parcial, e teve a perna amputada. Morreu dias após,
aos 51 anos de idade.

dados extraídos da Wikipédia

MANET - "O bar do Folies-Bergére" - óleo (detalhe)


MANET - "Ninfa surpresa" - óleo


MANET - "Natureza morta com pera e cachos de uva" - óleo


MANET - "O almoço no ateliê" - (detalhe)


MANET - "Olympia" - (detalhe)


MANET - "Os anjos no túmulo de Cristo" - óleo


MANET - "Lola de Valencia" - óleo


MANET - "Jovem vestido de majo" - óleo


MANET - "Retrato de Stéphane Mallarmé" - óleo


MANET - "No barco em Argenteuil" - óleo


MANET - "No jardim" - óleo


MANET - "Na serra" - óleo


MANET - "Em Pére Lathuille, ao ar livre" - óleo


MANET - "Um ángulo do café concerto" - óleo


MANET "O bebedor de absinto" - óleo


MANET - "O velho músico" - óleo


MANET "O guitarrista espanhol"


MANET - "Música nas Tulherias" - óleo


MANET - "Música nas Tulherias" - (detalhe)


MANET - "Mademoiselle V. com traje de espada" - óleo


MANET - "Mademoiselle V. com traje de espada" - (detalhe)


MANET - "O almoço campestre" - óleo


MANET - "O almoço campestre" - (detalhe)


MANET - "O almoço campestre" - (detalhe)


MANET - "Olympia" - óleo


MANET - "Olympia" - (detalhe)


MANET- "O tocador de pífaro" - óleo


MANET - óleo


MANET - "Execução de Maximiliano" - óleo


MANET - "O almoço no ateliê" - óleo


MANET - "O balcão" - óleo


MANET - "Berthe Morisot com o leque" - óleo


MANET - "Mulher com leque" óleo


MANET - "O repouso" - óleo


MANET - "Na ferrovia" - óleo


MANET - "O bom copo" - óleo


MANET - "Baile de máscaras na ópera" - óleo


MANET - "Na praia" - óleo


MANET - "Argenteuil" - óleo


MANET - "A rúa Mosnier enfeitada" - (O homem com muletas) - óleo


MANET - "No bar do Folies-Bergére" - óleo