O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
quarta-feira, 4 de junho de 2014
RALPH STEADMAN
Wallasey, Merseyside, Inglaterra 1936
Steadman ficou conhecido pelos seus cartuns
de grafismo violento contra a guerra do Viet Nam
(1955-1975), publicados pelo jornal americano
Rolling Stones.
Steadman, assim como Moebius, são dois desenhistas
que poderiam representar a transformação por que passou
o desenho de ilustração para a mídia na década de 1970.
Eles tem a cultura visual e o domínio técnico de um artista plástico, mas utilizam o suporte da comunicação de massa para mostrar seu trabalho. Podemos ver nas sua ilustrações,
assim como nas de outros desenhistas da época, releituras
das técnicas utilizadas por pintores como Rembrandt
e Goya. O bico de pena e a aquarela, por exemplo,
técnicas que até pouco tempo atrás eram exclusivas das
artes plásticas, foram incorporadas nos seus trabalhos, as vezes com maior qualidade que nos plásticos.
A Pop Art teve um papel decisivo nestas mudanças,
quando incorporou a estética da publicidade
e dos quadrinhos nas obras dos artistas.
Wallasey, Merseyside, Inglaterra 1936
Steadman ficou conhecido pelos seus cartuns
de grafismo violento contra a guerra do Viet Nam
(1955-1975), publicados pelo jornal americano
Rolling Stones.
Steadman, assim como Moebius, são dois desenhistas
que poderiam representar a transformação por que passou
o desenho de ilustração para a mídia na década de 1970.
Eles tem a cultura visual e o domínio técnico de um artista plástico, mas utilizam o suporte da comunicação de massa para mostrar seu trabalho. Podemos ver nas sua ilustrações,
assim como nas de outros desenhistas da época, releituras
das técnicas utilizadas por pintores como Rembrandt
e Goya. O bico de pena e a aquarela, por exemplo,
técnicas que até pouco tempo atrás eram exclusivas das
artes plásticas, foram incorporadas nos seus trabalhos, as vezes com maior qualidade que nos plásticos.
A Pop Art teve um papel decisivo nestas mudanças,
quando incorporou a estética da publicidade
e dos quadrinhos nas obras dos artistas.
Assinar:
Postagens (Atom)