segunda-feira, 9 de junho de 2014

RAFAEL BORDALO PINHEIRO - Lisboa, Portugal 1846-1905 Ilustrador, caricaturista e ceramista


HISTÓRIA DA CARICATURA BRASILERA - Caricatura de Bordalo Pinheiro por Luigi Borgomainerio - litografia - "A Vida Fluminense" 1875


HISTÓRIA DA CARICATURA BRASILEIRA - Bordalo Pinheiro - Retrato de Eça de Queirós - litografia 1880-85


HISTÓRIA DA CARICATURA BRASILEIRA - Bordalo Pinheiro - "Crônica" - litografia - "O Mosquito"


HISTÓRIA DA CARICATURA BRASILEIRA - Bordalo Pinheiro - Retrato de Dom Pedro II - litografia 1880


HISTÓRIA DA CARICATURA BRASILEIRA - Bordalo Pinheiro - Caricatura de Lópes Trovão - "O Besouro" - 1878


HISTÓRIA DA CARICATURA BASILEIRA


HISTÓRIA DA CARICATURA BRASILEIRA - "O Mosquito" - 1871


HISTÓRIA DA CARICATURA BRASILEIRA - "Arlequim" 1867


HISTÓRIA DA CARICATURA BRASILEIRA - ilustração: Pereira Neto - litografia - "Gryphus" 1882


HISTÓRIA DA CARICATURA BRASILEIRA - ilustração: Luigi Borgomainerio - "A Vida Fluminense" - 1874


HISTÓRIA DA CARICATURA BRASILEIRA - ilustração: Valle - "O Mequetrefe" - 1877


HISTÓRIA DA CARICATURA BRASILEIRA


HISTÓRIA DA CARICATURA BRASILEIRA - ilustração: Barros Cabral - Album Pintamonas


HISTÓRIA DA CARICATURA BRASILEIRA - ilustração: litografia


HISTÓRIA DA CARICATURA BRASILEIRA - ilustração: D.O. Widhopff - "O Mosquito" - 1895


HISTÓRIA DA CARICATURA BRASILEIRA - ilustração: xilogravura


HISTÓRIA DA CARICATURA BRASILEIRA - Ilustração: Flumen Junius


HISTÓRIA DA CARICATURA BRASILEIRA


CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
VICENTE REGO MONTEIRO
MODERNISMO BRASILEIRO
CUBISMO - INDIANISMO

VICENTE REGO MONTEIRO
Recife, Pernambuco, Brasil 1899-1970
Pintor, ilustrador e poeta
Iniciou os estudos artísticos no Rio de Janeiro, 
em 1908, na Escola Nacional de Belas Artes.
E completou os estudos na França, 
onde passaria grande parte da sua vida, 
na Académie Colarossi, na Academia Julian 
e na Académie de la Grande Chaumière.
De 1911 a 1914, frequentou a Académie Julian, 
em Paris, voltando ao Brasil para morar 
no Rio de Janeiro. Em 1920 expôs algumas obras
em São Paulo, conhecendo o grupo de artistas
modernistas da cidade e abrindo caminho para
a exposição de 8 pinturas suas na Semana de Arte
Moderna de 1922, enfatizando temas nacionais
inspirados na cerámica marajoara e na cultura indígena.
Em 1923, fez desenhos de máscaras e figurinos
para o balé Legendes Indiennes da Lamazonie.
Rego Monteiro fez uma pintura escultórica, austera
e de tons terras, ocres e cinzas, cujos modelos 
nos remetem a escultura pre-colombiana, e que
nas suas obras são sintetizados 
a partir de um estudo profundo do cubismo.
Ele trabalhou a religiosidade e o telurismo 
em grandes composições sacras, 
criando uma atmosfera metafísica em volta 
das imagens monolíticas que ilustram passagens
do Novo Testamento.