CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL - DIÁRIO GRÁFICO
A História Humana Contada Pela Arte
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
sábado, 28 de outubro de 2017
EXPRESSIONISMO
Materialmente não foi o expressionismo quem descobriu
e enriqueceu o tesouro da arte mundial, mas o imperialismo,
os seus funcionários coloniais, os misionários,
os mercadores da arte e seus historiadores.
Deste amontoado de novas riquezas, os expressionistas
fizeram sua escolha. Não se deixaram confundir, ao fazê-lo,
por pontos de vista históricos, fizeram abstração do tempo
e do espaço. Quais destes tesouros eram arte "legítima,
verdadeira", o que fazia parte da "estrada principal
do desenvolvimento humano" (tal como a entendiam
os expressionistas), isto devia ser "sentido".
Bernhard Ziegler - 1938
_________________________________________________________________________
A crise econômica e espiritual do capitalismo monopolista,
que adquiria formas cada vez mais agudas, manifestou-se
na arte como "crise da realidade", como afastamento
crescente entre as artes e a realidade sensível.
O expressionismo de pré-guerra e o cubismo de pré-guerra
não tinham cortado ainda totalmente o cordão umbilical
com a realidade; prepararam apenas a "crise da realidade"
da arte. no expressionismo e no cubismo de pós-guerra
"aperfeiçoou-se", contudo, a desobjetivização do mundo.
Alfred Durnus - 1938
Materialmente não foi o expressionismo quem descobriu
e enriqueceu o tesouro da arte mundial, mas o imperialismo,
os seus funcionários coloniais, os misionários,
os mercadores da arte e seus historiadores.
Deste amontoado de novas riquezas, os expressionistas
fizeram sua escolha. Não se deixaram confundir, ao fazê-lo,
por pontos de vista históricos, fizeram abstração do tempo
e do espaço. Quais destes tesouros eram arte "legítima,
verdadeira", o que fazia parte da "estrada principal
do desenvolvimento humano" (tal como a entendiam
os expressionistas), isto devia ser "sentido".
Bernhard Ziegler - 1938
_________________________________________________________________________
A crise econômica e espiritual do capitalismo monopolista,
que adquiria formas cada vez mais agudas, manifestou-se
na arte como "crise da realidade", como afastamento
crescente entre as artes e a realidade sensível.
O expressionismo de pré-guerra e o cubismo de pré-guerra
não tinham cortado ainda totalmente o cordão umbilical
com a realidade; prepararam apenas a "crise da realidade"
da arte. no expressionismo e no cubismo de pós-guerra
"aperfeiçoou-se", contudo, a desobjetivização do mundo.
Alfred Durnus - 1938
EMIL NOLDE
Ducado de Schleswig, Alemanha 1867
Neukirchen, Alemanha 1956
Pintor e gravador
Um dos mais importantes representantes
do Expressionismo Alemão.
Seu verdadeiro nome era Emil Hansen.
Era filho de camponeses, nativo de Nolde,
norte da Alemanha, perto da fronteira com Dinamarca.
Quando jovem, estudou para ser marceneiro e entalhador.
Fez curso de arte aplicada em Berlim. Também estudou
na Academia Julian, em Paris, e na Escola Kristian Zartman,
em Copenhague.
Em 1902, se casou e mudou seu nome para Nolde.
De 1905 a 1907 foi membro do grupo Die Brücke,
em Dresden, e da Secession, em Berlim, até 1910.
Viajou pela Itália, Rússia, Extremo Oriente e Ilhas
do Pacífico.
Profundamente religioso, suas pinturas mais famosas
são ilustrações do Velho e do Novo Testamento, e foi
um dos espoentes da "pintura floral" do século XX.
Embora tenha sido, quando jovem, um defensor do Partido
Nacional Socialista, teve sua obra declara arte degenerada
pelos nazistas e foi proibido de pintar.
Mesmo assim, executou em segredo uma série
de pequenas aquarelas, chamadas "pinturas não pintadas",
a partir das quais concebeu grandes telas a óleo
depois da guerra.
Seus quadros chocavam o espectador, devido a vivacidade
das cores, que contrastavam abusivamente
umas com as outras, à deformação dos rostos
das personagens retratadas, à distorção das perspectivas
e o excessivo uso de tinta.
Uma viagem a Nova Guiné, entre 1913 e 1914, fez com que
todos esses aspectos se avivassem ainda mais
nas suas obras.
Em 1926, fixou-se em Seebüll, no norte da Alemanha,
onde viveu até morrer.
dados extraídos da Wikipédia
Ducado de Schleswig, Alemanha 1867
Neukirchen, Alemanha 1956
Pintor e gravador
Um dos mais importantes representantes
do Expressionismo Alemão.
Seu verdadeiro nome era Emil Hansen.
Era filho de camponeses, nativo de Nolde,
norte da Alemanha, perto da fronteira com Dinamarca.
Quando jovem, estudou para ser marceneiro e entalhador.
Fez curso de arte aplicada em Berlim. Também estudou
na Academia Julian, em Paris, e na Escola Kristian Zartman,
em Copenhague.
Em 1902, se casou e mudou seu nome para Nolde.
De 1905 a 1907 foi membro do grupo Die Brücke,
em Dresden, e da Secession, em Berlim, até 1910.
Viajou pela Itália, Rússia, Extremo Oriente e Ilhas
do Pacífico.
Profundamente religioso, suas pinturas mais famosas
são ilustrações do Velho e do Novo Testamento, e foi
um dos espoentes da "pintura floral" do século XX.
Embora tenha sido, quando jovem, um defensor do Partido
Nacional Socialista, teve sua obra declara arte degenerada
pelos nazistas e foi proibido de pintar.
Mesmo assim, executou em segredo uma série
de pequenas aquarelas, chamadas "pinturas não pintadas",
a partir das quais concebeu grandes telas a óleo
depois da guerra.
Seus quadros chocavam o espectador, devido a vivacidade
das cores, que contrastavam abusivamente
umas com as outras, à deformação dos rostos
das personagens retratadas, à distorção das perspectivas
e o excessivo uso de tinta.
Uma viagem a Nova Guiné, entre 1913 e 1914, fez com que
todos esses aspectos se avivassem ainda mais
nas suas obras.
Em 1926, fixou-se em Seebüll, no norte da Alemanha,
onde viveu até morrer.
dados extraídos da Wikipédia
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