quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
VALERIO ADAMI
O SURREALISMO NA POP ART

VALERIO ADAMI
Bolonha, Itália 1935
Desenhista e pintor, que recebeu inicialmente,
a influência de Roberto Matta e Wilfredo Lam.
Fez a sua primeira exposição individual em Milán,
em 1959, com obras expressionistas, e a partir
de 1964, época da sua segunda exposição,
desenvolveu um estilo relacionado com o Sintetismo,
escola fundada por Paul Gauguin, que praticava
uma pintura semelhante ao vitral, com regióes de cor plana
delimitadas por linhas pretas.
Na década de 70, Adami começou a abordar a política
na sua pintura, e incorporou assuntos como história moderna
europeia, literatura e mitologia. Colocou o problema
da recuperação da figuração (depois de passar pela experiência do abstracionismo), de acordo com as formas
da Pop Art Norte Americana, especialmente Roy Lichtenstein, desenvolvendo uma espécie de histórias em quadrinhos fantásticas e irônicas, onde desconstrói os objetos mais banais, tomados como símbolos, em composições que nos remetem ao Cubismo.

dados extraídos da Wikipédia

ADAMI


ADAMI - "Banheiro" - acrílico 1966


ADAMI - "Exit" - crayón 1965


ADAMI - "Matisse e a modelo" - acrílico 1966


ADAMI - "Banheiro público" - acrílico 1966


ADAMI - "Lawrence de Arábia" - 1964


ADAMI - "Paura" - crayón e guache 1964


ADAMI - "Música em casa" - acrílico 1980


ADAMI - "Metamorfose" - acrílico 1982


ADAMI - crayón 1983


ADAMI - "Grotesco" - crayón 1984


ADAMI - "House of the dramatic poet" - crayón 1984


ADAMI - Homenagem a Diderot - crayón 1981


ADAMI - acrílico 1976


ADAMI - Auto-retrato - acrílico 1983


ADAMI - "Assassinato de Marat" - acrílico 1982


ADAMI - "O Retorno do Filho Pródigo" - acrílico 1982


ADAMI - acrílico 1984


ADAMI - "Elegia" (sobre um romance de Goethe) - tinta sobre papel amarelo - 1980


ADAMI - "A Idéia Fixa" - lápiz 1979


ADAMI - Retrato de Nietzsche - lápiz 1966