domingo, 15 de julho de 2012

O retrato fotográfico - ANTON TCHEKOV - Rússia 1860-1904 - Escritor e dramaturgo


O retrato fotográfico - TCHEKOV com León Tolstoy


O retrato fotográfico - TCHEKOV com Máximo Gorki


O retrato fotográfico - TCHEKOV com a esposa


O retrato fotográfico - ROSA LUXEMBURGO Polonia 1871 - Berlim, Alemanha 1919 - Filósofa marxista e co-fundadora do SPD


O retrato fotográfico - FRANZ KAFKA - Tchecoslovaquia 1883-1924 - Escritor


O retrato fotográfico - BOB MCFERRIN - Estados Unidos 1950 - Cantor e ritmista


O retrato fotográfico - JACK LONDON - Estados Unidos 1876-1916 - Escritor e ativista político


O retrato fotográfico - JUAN L. ORTIZ (Juan L.) - Entre Rios, Argentina 1896-1978 - Poeta


O retrato fotográfico - PATRICE LUMUMBA - República Democrática do Congo 1925-1961 - Político e primeiro ministro


O retrato fotográfico - HO CHI MIHN - Vietnã 1890-1969 - Estadista


O retrato fotográfico - ERNESTO 'CHE' GUEVARA - Argentina 1928 - Bolivia 1967 - Médico e comandante guerrilleiro


O Retrato

JACQUES LOUIS DAVID - "A Consagração de Napoleão I" - (detalhe)


Os retratos mais antigos da idade media,
aparecem em pedras funerárias
e como parte de manuscritos iluminados,
sendo um exemplo disso
o auto-retrato da escritora mística Hildegard de Binden.
Por volta de 1300, os retratos de figuras alegóricas
ou bíblicas por parte de mestres como Giotto,
começaram a ganhar relevância nos retábulos
e nas pinturas murais das igrejas.
A clase "media" de cidades como Veneza, Florença,
Nápoles ou Barcelona, financiou obras de arte,
tratando-se com frequência de ricos banqueiros
que assim expiavam o pecado de usura.
Assim nasce o costume de representar os doantes,
ou seja, a pessoa que encomenda a obra religiosa,
na própria composição religiosa,
como ocorre com o marchante-banqueiro
Enrico Degli Scrovegni, retratado no ato 
de doar a famosa "capela dos anjos",
pintada por Giotto, ou ajoelhado aos pés 
da figura sagrada, com frequência em proporções menores como símbolo da sua humildade
frente a divindade.
Nos retábulos aparece também o doador,
geralmente nas alas laterais,
e com o santo padroeiro do seu nome
agindo como intermediário frente a figura da Virgem
ou Jesus Cristo.