segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

OTTO DIX - Retrato - óleo - (influência)


TRIMANO - A Caricatura na Imprensa - "Herman Hesse" - Revista Visão 1971


TRIMANO - A Caricatura na Imprensa - "Marcel Proust" - nanquim - Tribuna da Imprensa 1990


TRIMANO - A Caricatura na Imprensa - " Nikita Kruschev" - Revista "Visão" 1971


Existe um momento no trabalho figurativo, em que a busca por novas abordagens, nos leva à "desconstrução" da forma, e no caso de muitos artistas
ao abandono da representação, ao abstracionismo.
Observamos isso no russo Kasimir Malevich, que partindo da figuração,
chegou ao despojamento total do objeto nos seus "Branco sobre branco" e
"Preto sobre preto". Nestes dois quadros, o único desenho, é uma linha fina
traçando um quadrado sobre a superficie chapada. Tinha chegado ao vazio,
ao nada, e volta a figuração utilizando a sua experiência abstracionista.
Em 1968, ano da minha mudança para  São Paulo, passei por uma experiência semelhante.
Eu estava trabalhando numa série de pequenos estudos a bico de pena,
influenciado pela fase figurativa de Jackson Pollock, o criador da "action painting"
ou (pintura de ação), e "desconstruindo" o meu desenho a partir da sua leitura.
A série "Paulistana" é um registro desta influência, que levava ao abstracionismo,
e percebí que eu tinha necessidade de uma narrativa, uma história que acompanhase o trabalho visual, e optei pela ilustração. 
Paralelamente publicava na imprensa, caricaturas às quais tentava imprimir   
o grafismo do meu desenho autoral, assentado na plástica e não nas artes gráficas.
Daí a minha recusa em aceitar a ilustração comercial e o desenho publicitário,
formas impostas pelo mercado como únicas soluções aceitáveis.
Em função desse desacordo montei o curso de ilustração baseado nos exemplos
da história da arte.
Nas caricaturas, as referências mais importantes, foran os retratos das
água-fortes de Albrecht Dürer, e dos expressionistas Otto Dix e George Grosz.
Os estudos da Série Paulistana encerraram o meu período de Buenos Aires. 
Começa a residência no Brasil, onde desenvolví o  meu desenho de ilustrador.
  
CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
LUIS TRIMANO
SÉRIE PAULISTANA - 1968-69

TRIMANO - Série Paulistana - "O Fantasma do Viaduto" - nanquim 1968-69


TRIMANO - Série Paulistana - nanquim 1968-69


TRIMANO - Série Paulistana - nanquim 1968-69


TRIMANO - Série Paulistana - nanquim 1968-69


TRIMANO - Série Paulistana - nanquim 1968-69


TRIMANO - Retrato imaginário de Baden Powell - óleo - 1.50 x 2.00 mts. - 1969-70


TRIMANO - Série Paulistana - retrato imaginário de Baden Powell - lápiz 1969-70


CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
JACKSON POLLOCK
EXPRESSIONISMO ABSTRATO - "ACTION PAINTING"

JACKSON POLLOCK


JACKSON POLLOCK - Wyoming 1912 - Springs 1956 - Estados Unidos
Pintor expressionista abstrato, criador da denominada "action painting"
(pintura de ação).
Começõu seus estudos em Los Angeles e depois mudou-se para New York.
Em 1945 casou-se com a pintora Lee Krasner.
Enfrenta problemas de alcoolismo.
Pollock desenvolveu uma técnica de pintura, criada pelo surrealista Max Ernst,
o "dripping" (gotejamento), na qual respingava a tinta sobre as imensas telas
estendidas no chão, para se sentir "dentro do quadro", dispensando o cavalete
e os pinceis e inventando uma nova forma de se pintarem quadros.
Recebeu a influência dos artistas-shamanes navajos, que armavam
seus arranjos rituais considerados sagrados, no chão, utilizando areias coloridas
para formar as figuras. Da mesma forma que as mandalas dos budistas tibetanos,
que também utilizam o chão como suporte; estes arranjos são desmanchados depois do ritual.
Outra influência importante desse período foi o Picasso político de "Guernica",
e os murais do mexicano José Clemente Orozco.

POLLOCK - "The Flame" - óleo 1934-38


POLLOCK - "Woman" - óleo sobre madeira 1935-38


POLLOCK - óleo 1934


POLLOCK


POLLOCK


POLLOCK


POLLOCK


INDIOS NAVAJOS - influência


POLLOCK - óleo


POLLOCK - óleo


JOSÉ CLEMENTE OROZCO - afresco - influência


POLLOCK - óleo


POLLOCK - óleo


POLLOCK - óleo



POLLOCK - "Daca do Shaman" - lápiz de cor e crayón - 1939-40


POLLOCK - óleo


PABLO PICASSO - "Guernica" - influência


POLLOCK - Estudos de animais - lápiz de cor


POLLOCK - Cabeça gritando - óleo


POLLOCK - Estudos da figura humana e de animais - tinta


POLLOCK - Estudo da cabeça de um cavalo - lápiz de cor


POLLOCK - Cenas do filme "Jackson Pollock" de 1961 - experiência informalista -


POLLOCK - idem


POLLOCK - idem


POLLOCK


POLLOCK - Retrato - óleo 1935 - (vista parcial)