sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

F. BACON - "Estudo para um retrato" - óleo 1953

F. BACON - "Estudo de cabeça gritando" - óleo 1953

Sergei Eisenstein - imagem de "O Encouraçado Potemkim" - 1925

DS - Você ten usado constantemente a imagem de Eisenstein
como base e tem feito o mesmo com o Inocêncio X de Velázquez,
e tudo por meio de fotos e reproduções. Mas tem trabalhado também
em cima de reproduções de outros quadros de velhos mestres. Há
muita diferença entre trabalhar em cima da fotografia de um quadro
e trabalhar em cima de fotos instantâneas?
FB - Veja: no caso da pintura fica mais fácil de fazer,
porque o problema já foi resolvido. Mas o problema que você está levantando, evidentemente, é outro. Acho que nenhuma dessas coisas que fiz a partir
de pinturas tenha realmente funcionado.
DS - Nem mesmo algumas versões do Papa de Velázquez?
FB - Sempre achei que esse era um dos maiores quadros do mundo,
e se o usei muito foi por causa da minha obsessão. Tentei, sen nenhum
sucesso, fazer certos retratos dele - retratos distorcidos. Eu me arrependo,
porque acho que são muito idiotas.
DS - Você se arrepende de ter feito esses retratos?
FB - Bem, eu me arrependo, porque acho que o quadro era uma
obra definitiva e nada mais poderia ser feito em cima dela.
DS - Você agora parou de pintá-los, não é?
FB - Parei.
DS - Há algumas reproduções de quadros pintados por você
entre as fotos espalhadas pelo estúdio. Você olha para elas
enquanto está trabalhando?
FB - Olho sim, constantemente. Por exemplo,
estou procurando usar uma imagem que fiz mais ou menos em 1952 (83),
tentando colocá-la num espelho para que a figura apareça agachada
diante da própria imagem. Ainda não acertei, mas sempre acho que posso
trabalhar em cima de fotos de obras que fiz anos atrás, e não está ficando mau.

Rembrandt - "Autorretrato" - óleo - 30 x 24 cmts. - 1659

DS - Gostaria de perguntar se seu amor pela fotografía
faz você também gostar da reprodução em si mesma.
Sempre suspeitei que uma reprodução de Velázquez
ou de Rembrandt o impressiona mais do que o original.
FB - Bom, obviamente é muito mais confortável
pegá-las na sala de sua casa do que tirar um dia para ir à
National Gallery; mas assim mesmo estou sempre indo à
National Gallery; uma das razões é que quero ver a cor.
Mas se eu conseguisse ter Rembrandts espalhados pela sala,
não iria à National Gallery.
FB - Gostaria. São pouquíssimos os quadros que gostaria de ter,
mas Rembrandts, gostaria.

F. BACON - Segunda versão de "Pintura 1946" - óleo 1971