quarta-feira, 7 de agosto de 2019

PROPOSTAS GRÁFICAS - O POEMA ILUSTRADO

O poema ilustrado surge como prática habitual
no meu trabalho a partir de 1962, quando faço uma viagem
aos pampas, na Argentina. Tinha 19 anos e recebia 
a influência dos mestres do realismo social, todos eles
desenhistas virtuosos e também ilustradores literários
e de poetas. Foi nessa viagem, na cidade de Santa Rosa, 
capital da Provincia de la Pampa, que conocí a três poetas
que mudaram o curso do meu trabalho, foram Juan Ricardo Nervi, Edgard Morisoli e Juan Carlos Bustriazo Ortiz. Eu provinhado âmbito urbano, e a poesia rural praticada por eles, de intenso lirismo na evocação da paisagem desértica
e das agruras da sua gente, em constante éxodo por causa
das secas, determinaram meu trabalho desse período.
Em parceria com Juan Ricardo Nervi, fiz a minha primeira
exposição em Buenos Aires em 1964, que levou por título:
"Jornadas de la Pampa Seca". No Brasil ilustrei varios 
poetas da língua hispánica e alguns contemporâneos
brasileiros como Lima Barreto e Carlos Drummond de Andrade. A ideia do trabalho mostrado aquí, é a realização de um livro, esta postagem vale como uma pré-edição. 

Nenhum comentário: