Embaixo estão dois quadros de Dürer, que há 50 anos
se acham juntos na biografia do artista. Embora pintados
com cerca de apenas um ano de intervalo, parecem
bem diferentes. O sólido estilo linear de "Uma moca
milanesa" (1505), abrandou-se no "Retrato de uma jovem"
(1506-7), dominado por efeitos de chiaroscuro, de luz
e sombra. Comparada com a imagem anterior, essa jovem
parece "fotográfica". Algo causou a mudança, Dürer era
muito interessado em tecnologia, sobretudo a de fabricar
imagens, como demonstra mais adiante, sua xilogravura
de uma máquina de desenho. Acredito que ele tenha
trabalhado com a óptica entre o verão de 1505 e o início
de 1507, quando esteve em Veneza. Tal vez tenha sido
introduzido ao método por Giovanni Bellini, que, segundo
um relato contemporâneo, disfaçou-se de nobre a fim
de pousar para Antonello de Messina e assim aprender
seus segredos, e que patrocinou Dürer em sua estada
em Veneza (Antonello, como vimos, introduziu as técnicas holandesas na Itália). Dürer escreveu ao seu amigo
Pikheimer que estava a caminho de Bolonha "para aprender
os segredos da perspectiva". Alguns historiadores acreditam
que ele foi visitar Luca Pacioli, companheiro próximo
de Leonardo. Dürer não escreveu quais eram esses segredos - tal vez tenha jurado segredo.
David Hokney
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
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