quinta-feira, 23 de outubro de 2014

A Nova Objetividade foi um movimento artístico
surgido na Alemanha a princípio da década de 1920
como reação ao Expressionismo. O movimento acabou
em 1933, com a queda da República de Weimar e a tomada
do poder pelos nazistas. O termo é aplicado a obras de arte
pictórica, literatura, música, arquitetura, fotografia e cinema.
Em 1923, Gustav Friedrich Haktlaub, diretor da Kunsthalle
de Mannheim, cunhou o termo numa carta a colegas descrevendo uma exposição que estava planejando. No seu
posterior artigo "Introdução a Nova Objetividade: a pintura
alemã desde o Expressionismo", Hartlaub explicou: o que
estamos mostrando distingue-se pelas características da
objetividade com a qual os artistas se expressam, 
e identificou dois grupos: Os Veristas, "que rasgam a forma
objetiva do mundo dos fatos contemporâneos e representam
a experiência corrente no seu tempo e de febril temperatura".
Os Realistas Mágicos, "que provaram o objeto com a habilidade eterna de encarnar as leis externas da existência
na esfera artística".
Embora a distinção entre veristas e realistas seja de fato
bem fluida, os veristas podem ser condiderados a ala mais
revolucionária da Nova Objetividade, exemplificada em Otto Dix e George Grosz. A sua forma veemente de realismo
distorce as aparências para enfatizar o feio daquela realidade, que desejavam expor. A sua arte era crua, provocativa e asperamente satírica. Outro importante verista
como Max Beckmann, ainda que ele nunca estivesse ligado a nenhum movimento, é um gigante entre os veristas,
que as vezes se considerava expressionista.
Outros pintores que cultivaram esse estilo foram: Oskar
Kokoschka (1886-1980), Ernst Barlach (1870-1938), 
e Conrad Felixmüller (1897-1977). Os pintores da Nova
Objetividade dedicaram-se sobretudo ao gênero do retrato
e o auto-retrato, com fisionomias simples, tendendo
a caricatura. As autoridades nazis condenaram grande parte da obra da Nova Objetividade,
considerando-a "arte degenerada" confiscaram e destruiram
muitas obras, e foi lhes proibido expor e pintar a muitos artistas. Algumas das principais figuras do movimento marcharam para o exilio, George Grosz emigrou para os
Estados Unidos, e Max Beckmann abandonou a Alemanha
em 1937.
A influência da Nova Objetividade fora da Alemanha, pode
ser vista na obra de Balthus e Salvador Dalí.

dados extraídos da Wikipédia

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