ROMAN CIESLEWICS
Lwów, Polónia 1930 - Paris 1996
Cieslewics foi um dos fundadores da escola polonesa
de cartazismo que promoveu uma estética de simplicidade
e clareza, incitando o uso da metáfora poética,
e influenciando os artistas gráficos cubanos,
surgidos a partir da revolução de 1956.
Entre 1959 e 1962, foi diretor de arte das revistas "Ty i Ja" e "Polska", se destacando também como cartazista teatral.
Em 1963, mudou para Paris, e naturalizou-se cidadão francés, vivendo e trabalhando na França pelo resto
da sua vida.
Cieslewics criou o projeto gráfico e as capas da revista "Opus International", importante publicação de artes visuais da década de 1970.
Sua arte funde uma série de tópicos intelectuais
e emocionais por meio da relação entre palavra e imagem, criando uma linguagem de visões surreais a partir de fotografias e gravuras contemporâneas.
Associações inusitadas, estruturas sofisticadas e expressões agressivas, são as características dos seus cartazes, inspirados no Construtivismo Soviético dos anos 20.
É mestre da colagen e a fotomontagem, presentes em toda
a sua obra, combinando romantismo, poesia,
e uma lógica rigorosa, para definir as emoções em jogo.
Ao ser entrevistado, declarou: " Era o meu sonho fazer fotos
públicas que poderiam ser vistas por tantas pessoas
quando possível, daí a extrema importância do cartaz.
Dada a quantidade de objetos que nos rodeiam, acho que
um anúncio é a coisa mais importante para chegar as
pessoas.
Para mim, uma imagem nunca poderia ser separada
do conteúdo. Eu sempre procuro transmitir com as imagens
o máximo de informações.
Você precissa estimular a imaginação ao máximo".
dados extraídos da Wikipédia
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
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