domingo, 11 de novembro de 2012

DIÁRIO ÍNTIMO

1917 - 3 de junho

Hoje, depois de ter levado quase todo o mês passado
entregue a bebida, posso escrever calmo. O que me
leva a escrever estas notas è o fato de o Brasil ter
quebrado a sua neutralidade na guerra entre Alemanha
e os Estados Unidos, dando azo a que êste mandasse
uma esquadra poderosa estacionar em nossas águas.
A dolorosa situação dos homens de cor nos E stados
Unidos não devia permitir que os nossos tivessem alegria
com semelhante coisa, pois têm. Nécios. Eu me entristeço
com tal coisa, tanto mais que estou amordaçado com meu
vago emprego público. Em que parará isto? Não sei bem,
mas se a sangueira ja é grande, julgo que ela vai ser ainda
maior depois. Tudo o que é revoltante e groseiro vai por baixo
disso tudo, sob o pretexto de patria. É de causar horror,
tanto mais que os fortes burgueses querem, aproveitando
o estado dos espiritos, matar o individuo em proveito do
Estado, que são eles. Spencer tinha razão: o mundo
retrograda. O escopo utilitario matou todo ideal,
tôda a caridade e que cada "besta" na sua manjedoura.
Antes o Feudalismo! Antes a nobreza!

Nenhum comentário: