quinta-feira, 11 de novembro de 2010

1920 - sem data / A segunda vez que estive no hospício de 25 de dezembro de 1919 até 2 de fevereiro de 1920. / Trataram-me bem, mas os malucos, meus companheiros, eram perigosos. Demais, eu me imiscuía muito com êles, o que não aconteceu daquela vez que fiquei de parte. // Revista da Semana, de 7-8-20. - Logo no primeiro artigo aconselha reformas suntuárias na cidade. Em seguida sob o titulo - "Um prato de corridas no Leblon" - pede que a Prefeitura e o Ministério da Agricultura o construam, visto "gastar-se muito dinheiro em cousas inúteis" (textual). / Por aí vai nas suas elegância. // A ordenação do Reino (manuelina) que equipara as bêstas aos escravos é encontrada no livro IV, título XVI. (Lima Barreto combateu todos os prefeitos que, pretendendo remodelar o Rio, derrubavam árvores, arrasavam morros ou aterravam a baía de Guanabara. "Remodelar o Rio! Mas como? Arrasando os morros... Mas não será mais o Rio de Janeiro; será tôda outra qualquer cidade que não ela". ("Megalomania". Caretas, 28-8-20).

Nenhum comentário: