O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
sábado, 31 de julho de 2010
ANTONIO CARLOS D'ÁVILA / São Paulo - Brasil 1955 - 1997 /
Antonio D'Ávila desenvolveu seu olhar fotográfico ainda
na adolescência, estudante do Colegio Equipe, onde nos
conhecemos em 1971/72. O inicio da nossa amizade, foi um
livro do cineasta russo Sergei Einsenstein sobre a montagem
cinematográfica, que eu estava lendo nesse momento, sentado
numa mesa do refeitório do colegio. Nessa época, Serginho Groisman,
hoje um conhecido apresentador de TV, dirigia o centrinho
cultural do colegio organizando exposições de artes visuais
e shows de MPB, e a minha função era montar exposições de desenho, Antonio estava a cargo do departamento de fotografia. Sentou-se na
minha mesa, e lembro que a nossa conversa girou em torno da fotografia documental e de reportagem. A prática destes géneros, o
acompanharam até a sua morte prematura aos 42 anos. Foi pesquisador e
professor de fotografia da Escola de Comunicações da USP. Graduado em
cinema em 1979. Em 1995 defendeu a tese de doutorado "Fotógrafo viajante,
Amazônia", tendo como referência "O Turista Aprendiz" de Mario de
Andrade, diário de uma viagem ao Nordeste ilustrada com fotografias do
escritor. É autor de extensas reportagens sobre as festas populares do
interior dos estados brasileiros como: Amazônia, Ilha do Cardoso, Reserva da Juréia, Pantanal, Alcatrazes, Nordeste e Centro-Oeste. Nos anos 90 realizou
um grande ensaio sobre as comunidades místicas congregadas em Brasilia.
Fez duas viagens a Antártida a bordo de um navio de pesquiza científica da
USP, documentando a paisagem. Este material viria a ilustrar mais tarde, os relatórios da expedição. O ensaio sobre a estação ferroviária do "Jardim da Luz", denominado "Jardim Público" ou "Jardim Botánico" no século XIX, teve
por finalidade mostrar a elaborada arquitetura em ferro da estação, e
também documentar o tránsito da população usuária. Este ensaio veio a realzar a importância que teve a extensão da rede entre as cidades de Santos e São Paulo em meados da década de 60. Extremado rigor técnico e visão humanista profunda marcaram a passagem de Antonio D'Ávila pela fotografia paulista. Meu amigo Antonio, o fotógrafo viajante. /
TRIMANO - Rio de Janeiro 2010
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