sábado, 18 de janeiro de 2020

TRIMANO - PROPOSTAS GRÁFICAS

ÚLTIMA CARTA DE VINCENT VAN GOGH
AO IRMÃO THEO

"Nunca me preocupei em reproduzir exatamente
aquilo que vejo e observo. A cor serve para me exprimir, Theo: amarelo terra, azul corvo, lilás sol, branco pomar,
vermelho Arles... Sulfurosas cores cintilando sob o mistério
das estrelas na profunda noite afundadas onde me alimento
de café, absinto, tabaco, visões e um pedaço de pão,
que o padeiro teve a bondade de fiar. 
O mistral sopra mesmo quando não sopra, os pomares
estão em flor, o mistral torna-se nas copas das ameixeiras,
Arles continuou a arder quando tentei matar aquele que viu
a minha paleta tornar-se límpida, mas acabei por desferir
um golpe contra mim mesmo.
Theo, cortei-me uma orelha, e o mistral sopra agora só
de um lado do meu corpo, os pomares estão em flor
e Arles, Theo, continua a arder sob a orelha cortadas...
Por fim Theo, em Auvers voltei a cara para o sol apontando
o revólver ao peito, senti o corpo como um torrão de lama
em fogo regressar ao início num movimento de incendiado
girassol."

Vincent
23 de julho de 1890

Nenhum comentário: