ROBERT CAPA
Endre Ernö Friedmann
Budapeste, Hungria 1913 - Thaí Binh, Vietnã 1954
Foi um dos mais célebres fotógrafos de guerra,
que cobriu os mais importantes conflitos da primeira metade
do século XX: Guerra Civil Espanhola, Segunda Guerra
Mundial, Guerra Sino-Japonesa, Libertação de Paris,
Guerra Árabe-Israelense de 1948, e a Primeira Guerra
da Indochina.
Capa nasceu numa família judaica, e durante seus estudos
secundários sentiu-se atraído pelos meios culturais
marxistas. Foi fichado pela polícia e teve que se exilar
em 1930. Foi para Berlim, onde se inscreveu na Faculdade de Ciências Políticas e aproximou-se do meio jornalístico.
Encontrou trabalho na Dephot (Deutscher Photodient),
a maior agência de jornalismo da Alemanha naquela época.
A sua carreira de fotógrafo começou no fim do ano de 1931,
depois de fotografar León Trotski durante um congresso
em Copenhague.
O aparecimento do nazismo, fez com que tivesse que deixar
Berlim em 1932, dirigindo-se para Viena e depois, Paris.
Foi neste período que adotou o pseudônimo profissional
Robert Capa, pelas suas ressonâncias americanas,
embora o apelido tivesse origem no tempo da escola,
na Hungria: "capa" significa tubarão.
Em 1934 conheceu Gerda Taro, sua primeira mulher,
também fotojornalista, com quem, em 1936 partiram
em reportagem para cobrir a Guerra Civil Espanhola,
onde Gerda encontrou a morte no ano seguinte.
Em 1940 começou a trabalhar para a revista Life.
Em 1944 participou no desembarque da Normandia,
o chamado Dia D.
Depois da guerra, em 1947, fundou, junto com os fotógrafos
Henri Cartier-Bresson, David Seymour e George Rodger,
a agência Magnum.
Capa morreu na guerra da Indochina, em 25 de março
de 1954, ao pisar uma mina terrestre.
dados extraídos da Wikipédia
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
Nenhum comentário:
Postar um comentário