BO BARTLETT
Columbus, Georgia, Estados Unidos 1955
Pintor e ilustrador
A pintura-fotográfica, que nos últimos tempos,
tem ficado em evidência, com variadas demonstrações
de virtuosismo no copismo do real, e incentivada
pelas tecnologias digitais com a sua extraordinária
fidelidade a realidade representada, tem seu ascendente
no movimento Hiperrealista norte-americano dos anos 60-70, que produziu artistas da qualidade de Chuck Close,
que extrapola a copia hiperrealista e chega ao abstracionismo dentro da imagem hiper-real da sua pintura.
Mas a finalidade do Hiperrealismo era a de copiar uma fotografia para substituir a interpetração realista na pintura,
criando um clima estranho e ao mesmo tempo uma visão
crítica do copismo absurdo e carente de sentido,
que pretendia superar a câmera fotográfica.
O Novo Realismo, mesmo praticando uma pintura
baseada no instantâneo fotográfico, não tenta copiar
uma fotografia, e sim interpretar a realidade a partir
de imagens fotográficas.
As cenas das pinturas de Bartlett, para as quais utiliza
como modelos pessoas atuais fotografadas com roupas
e atitudes semelhantes aos modelos dos anúncios publicitários ou cenas de cinema, contrasta com a intenção simbólica dos temas tratados, e nessa disparidade radica
a sua crítica e exaltação da sociedade norte-americana.
Em 1986, Bartlett recebeu um certificado em cinema
pela New York University.
Isso o levou a embarcar em um processo de cinco anos
para a criação de um filme sobre a vida e a obra
de Andrew Wyeth, uma referência dentro do realismo
contemporâneo americano. O filme, intitulado Snow Hill,
começou uma amizade entre Bartlett e Wyeth,
que durou a vida toda.
dados extraídos da Wikipédia
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
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