CHUCK CLOSE
Charles Thomas Close
Washington, Estados Unidos 1940
Fotógrafo e pintor
Close utiliza a técnica do foto-realismo,
que se enquadra no movimento artístico denominado
Hiperrealismo. Ele resgata na pintura, a técnica bizantina
conhecida como pastilha, que consiste em formar
as imagens com pequenos retángulos de diferentes cores
e tonalidades, dentro dos quais coloca figuras abstratas,
num complexo jogo de óptica.
Close frequentou a Universidade de Washington,
em Seatle. Enquanto estudante foi influenciado
pelo Expressionismo Abstrato, muito em voga na pintura
norte-americana dos anos 1950.
Ao receber uma bolsa de estudos, parte para Viena,
na Áustria, para estudar na Akademie der Bildenen Künste.
Em 1965 começa a trabalhar a partir de fotografias.
A sua primeira exposição individual realizou-se
em New York, em 1970.
É também nesta época que os seus retratos começam
a ganhar reconhecimento. Um autorretrato gigantesco
em preto e branco foi o primeiro trabalho pintado
a partir de fotografias, levando quatro meses para ser
concluído.
Desde 1968 tem pintado diversos retratos
de grande tamanho baseados em fotografias previamente
tiradas por si. De longe os seus quadros são perfeitos
retratos. Vistos de perto são incontáveis marcas de formas
diversas.
Em 1988, Close ficou paralizado numa cadeira de rodas
devido a um coágulo sanguíneo na coluna vertebral.
Mais tarde acabaria por conseguir readquirir a mobilidade
parcial dos braços. Passou a pintar com os pinceis na boca.
Os seus retratos eram delineados pelos assistentes,
para depois serem pintados por ele, numa técnica similar
ao Impressionismo e o Pontilhismo.
dados extraídos da Wikipédia
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
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