quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

HORACIO COPPOLA
Buenos Aires, Argentina 1906-2012
Fotógrafo e cineasta, filho de imigrantes italianos
de classe média, estudou arte, música e línguas.
Aos 20 anos começou a carreira de fotógrafo.
Viajou a Europa na década de 1920, e, na Alemanha,
se casou com a fotógrafa Grete Stern. 
Nesse período, em Londres, trabalhou num livro 
sobre as obras do Museu do Louvre, e no Museu Britânico.
Em 1936, voltou com a esposa para a Argentina, e nesse
ano foi comissionado para fotografar a cidade de Buenos Aires, com motivo da comemoração de seu 400 aniversário,
produzindo paisagens que capturaram a vitalidade 
e a pobreza da grande cidade. 
Com Grete Stern tiveram dois filhos, e mais tarde
se divorciaram. Em 1959, casou-se novamente
com a pianista Raquel Palomeque.
Durante a década de 1930, Coppola estudou na escola Bauhaus, e foi um pioneiro da fotografia modernista
na Argentina. 
É autor das fotografias que ilustram a biografia de Evaristo
Carriego, com texto de Jorge Luis Borges, de quem era amigo.
Em 1929, no Primeiro Salão Modernista de Buenos Aires,
assistiu às conferências de Le Corbusier, e ficou impressionado especialmente com a palestra "La Mirada
de las Casas Tradicionales de Buenos Aires Como Formas Abstractas". A partir daí, incorporou permanentemente
nas suas fotografias, a noção modernista da perspectiva,
enfatizando as linhas e os ângulos geométricos 
das fachadas e terraços do centro da cidade
que se urbanizava.
Da Alemanha, Coppola levou para a Argentina,
a recém inventada câmera Leica, a mesma utilizada 
por Cartier-Bresson, o instrumento por exelência 
do fotógrafo flaneur, que foi sua companheira de andanças
pela cidade, muitas vezes acompanhado pelo amigo Borges,
que, segundo ele, o fez descobrir o encanto dos subúrbios.
Coppola tinha voltado impregnado pela estética
da "Nova Objetividade" da pintura alemã dos anos 1920,
entretanto, o seu diálogo com a vanguarda fotográfica 
foi além. Em muitas imagens é flagrante a mesma estética
que encontramos na corrente norteamericana Straight
Photography, assim como no movimento construtivista
alemão, imprimindo a estas tendencias um espírito
essencialmente portenho.

dados extraídos da Wikipédia
 

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