CUNO AMIET
Solothurn, Suiça 1868 - Oschwand, Suiça 1961
Pintor e ilustrador.
Foi o primeiro pintor suiço a dar procedência a cor
na composição.
Amiet era filho do chanceler do cantão de Solothurn.
Frequentou a Academia de Belas Artes de Munique
entre 1886 e 1888, e se tornou amigo do pintor Giovanni
Giacometti, pai do escultor Alberto Giacometti.
Entre 1888 e 1892, Amiet e Giacometti continuaram
seus estudos em Paris, onde Amiet foi aluno da Academia
Julian.
Em 1892, juntou-se à Escola de Pont-Aven, onde aprendeu
com Émile Bernard e Paul Sérusier.
Em 1893, retornou à Suiça, e criou um estúdio em Hellsau.
Uma primeira exposição em Kunsthalle Basel, em 1894,
foi mal recebida.
Na década de 1890 continuou a colaborar com Giacometti,
e teve apenas um modesto sucesso comercial,
até que, em 1898, foi contratado para pintar o retrato de Ferdinand Hodler, cujo trabalho mais tarde exercería
uma grande influência sobre Amiet, e a partir de 1900
sua fortuna melhorou.
Depois de seu casamento em 1898, com Anna Luder
von Hellsau, mudou-se para Oschwand, onde sua casa
tornou-se local de encontro de artistas e escritores,
entre os quais o romancista Herman Hesse.
No final da década de 1920 e durante 1930, executou inúmeras pinturas de parede.
Amiet criou mais de 4.000 pinturas, das quais 1.000
foram autorretratos.
O grande alcance de seu trabalho de 70 anos e a predileção
para a experimentação, tornaram sua obra diferente
desde o início, sendo uma constante o primado da cor,
aparentado ao Fauvismo.
Ferdinand Hodler permaneceu um ponto de referência
constante, embora as intenções artísticas de Amiet
divergissem das de Hodler.
Ele continuou nas suas pesquisas decorativistas
no início do século XX, mas seu trabalho das décadas de 40 e 50 é focado em conceitos mais abstratos de espaço e luz.
dados extraídos da Wikipédia
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
Nenhum comentário:
Postar um comentário