ARTE NAZISTA
A Arte Nazista foi mais uma das frentes criadas
pelo nacional socialismo na buscada supremacia
da raça ariana.
Uma das preocupações do nazismo foi a divulgação
das suas concepções ideológicas e políticas, utilizando
a arte como arma de propaganda de seus ideais.
Baseavam suas produções em interpretações
do evolucionismo darwinista e nas teorias sobre a augenia:
(ideologia da pureza racial, a qual culminou no Holocausto),
buscando apresentar a perfeição natural através
da eliminação dos corpos impuros e perniciosos
que não estavam de acordo com a busca da raça pura
alemã, uma raça forte e superior às demais.
Uma das premissas da arte nazista era a restauração
do naturalismo, só que idealizado de acordo
com as concepções da superioridade ariana. O intuito seria
a fuga das abstrações complicadas e a concentração
na expressão de um mundo belo, idílico, clássico e virtuoso,
como seria a forte nação alemã após sua vitória
sobre os demais povos.
Os temas escolhidos pelo regime nazista para serem expressos artisticamente deveriam estar de acordo
com a concepção da arte do nacional-socialismo e o que
Hitler escreveu em 1935: "Enquanto estamos certos de expressar corretamente na política o espírito e a fonte
da vida do nosso povo, também acreditamos ser capazes
de reconhecer seu equivalente natural e realizá-lo".
Com esta perspectiva, os nazistas organizaram, em 1937,
a exibição da "Grande Arte Alemã", na recém-criada
Casa da Arte Alemã.
Para além das concepções e produção de uma arte nazista,
o regime hitlerista passou a perseguir o que considerava
uma "arte degenerada", ligada aos movimentos vanguardistas modernos que então se difundiam pela
Europa. Vários artistas foram perseguidos na Alemanha,
como os pintores expressionistas Otto Dix, Emil Nolde e Erich Hekel. Outros foram retirados dos seus postos
de direção de instituições culturais, e milhares de obras
de arte foram destruídas. A Bauhaus, principal centro
de difusão das vanguardas nas artes visuais
e na arquitetura, foi fechada.
Ainda antes da sua chegada ao poder, Hitler havia assim
definido a produção artística moderna em seu livro Mein Kampf, (Minha Luta - 1923), e no congresso do Partido
Nazista em Nuremberg, em 1933, repetiu a definição:
"Se cada coisa à que derem a luz foi resultado
de uma experiência interior, então eles são um perigo público e devem ficar sob supervisão médica... Se era pura
especulação, então deviam estar numa instituição apropriada para o engano e a fraude".
O resultado prático desta perspectiva de perseguição
ao Modernismo se deu com a realização da exposição
Entartete Kunst (Arte Degenerada), realizada em Munique
em 1937. O objetivo da mostra era defenestrar a Arte Moderna, apresentando os trabalhos confiscados
en toda a Alemanha, de modo desordenado, alternando
obras de artistas consagrados com fotos de doentes mentais, acompanhados de comentários políticos moralizantes e títulos alterados. Ao lado de obras de Picasso, Matisse e Piet Mondrian, o pintor e político nazista
Adolf Ziegler definiu assim as obras expostas: "Em torno
de nós vê-se o monstruoso fruto da insanidade, imprudência,
inépcia e completa degeneração. o que essa exposição
ofrece inspira horror e aversão em todos nós".
As obras selecionadas pelo ministro de propaganda Joseph
Goebbels foram vistas por mais de 2 milhões de pessoas,
e representou mais uma das batalhas realizadas
pelos nazistas, agora no campo da arte, para a imposição
de suas concepções de superioridade biológica e racial.
dados extraídos da Wikipédia
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
Nenhum comentário:
Postar um comentário