quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Pós-Impressionismo é a expressão para definir
um período artistico europeu iniciado no final
do século XIX, no ano de 1886, logo depois da última
exposição impressionista, e continuou até a primeira
metade do século XX, quando começaram as vanguardas
artísticas.
1886, foi também marcado pelo início de importantes mudanças na cidade de Paris. Gustave Eiffel ganhou
o concurso para a construção de um monumento
em homenagem a Revolução Francesa, celebrado
na Exposição Universal de 1889. 
A estética arquitetónica da Torre Eiffel, foi acolhida
por diversos pintores pós-impressionistas, como Paul
Gauguin. Ademais a Exposição Universal também mostrou
à cena parisiense o mundo exótico do Oriente, trazendo templos indianos e danças javanesas, além da construção
do pavilhão da Índia, que impressionou Gauguin.
O contato com novas culturas foi determinante para
as mudanças radicais da era pós-impressionista.
Por raramente se reunirem e não compartilharem
de uma mesma opinião, os pintores pós-impressionistas
eram solitários, sendo este o legado deixado pelos
impressionistas, o único fator de união entre eles.
Da mesma forma ao que ocorreu com seus antecesores,
os pós-impressionistas não foram aceitos pelo Salão
Oficial, tendo que encontrar novas alternativas: criaram
suas próprias e exclusivas exposições. 
Em 1884 foi inaugurado o Salão dos Artistas Independentes,
no qual não havia juri nem premiação, dando condições
de liberdade para os artistas.
O aspecto relativo às escolas de pintura, não era importante
para os pós-impressionistas: Van Gogh e Gauguin eram autodidatas, Paul Cézanne (um ex impressionista),
era independente, e Toulouse Lautrec, não obstante 
a sua formação rígica, experimentava um estilo 
sem aprovação unânime. Georges Seurat, tratava a teoria
das cores de Chevreul com rigor científico. Deste método,
fundamentado na aplicação de pequenas manchas de cores
complementares, surgiram o Pontilhismo e o Divisionismo.
Paul Signac, parceiro de Seurat, foi outro bom representante
destas vertentes. 
O grupo dos Nabis, fortemente influenciado pelo Simbolismo
e pelo Sintetismo de Gauguin, foi também de grande 
relevância no contexto pós-impressionista. O grupo, iniciado
por Paul Sérusier e Pierre Bonard na Academia Julian, produzia obras carregadas de misticismo e refinamento.
Os principais pintores pós-impressionistas foram:
Paul Cézanne
Vinvent Van Gogh
Paul Gauguin
Geroges Seurat 
Paul Signac
Henri de Toulouse-Lautrec
Pierre Bonard
Eduard Vuillard
Émile Bernard
Paul Sérusier
Felix Valloton
Maurice Denis
Cuno Amiet
Robert Antoine Pinchon
Georges Lemmen
Paul Ranson
Théo van Rysselberghe
Charles Lavall
Marius Borgeaud
René Schützenberger
Maximilien Luce
Henri-Edmond Cross
Charles Angland
Odilon Redon
e Henri Rousseau

dados extraídos da Wikipédia

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