THEODORE GÉRICAULT
Jean-Louis André Theodore Géricault
Ruão, França 1791 - Paris, França 1824
Foi um pintor do Romantismo.
Depois da morte da mãe, Géricault mudou-se
para Paris com seu pai, um conhecido jurista,
e aos 10 anos ingressou no Liceu Imperial.
Terminados os estudos, teve aulas com o pintor
Vernet, e anos mais tarde trabalhou no ateliê
de Pierre-Narcisse Guérin, junto com Delacroix.
Em seus primeiros quadros, Géricault demonstrou
uma grande admiração por David e pelos cânones
estéticos neoclássicos. Dedicou-se a copiar Rubens,
Velázquez e Caravaggio.
Depois de fazer o serviço militar como mosqueteiro
imperial na armada real, viajou para Itália, onde estudou
as obras de Michelángelo e Rafael.
Na volta para Paris, em 1817, iniciou aquela que seria
a sua obra mais importante "A Balsa da Medusa".
Embora o tema do naufrágio seja coerente
com o desespero romántico,
o certo é que com este quadro Géricault fez-se eco
da crítica ao regime, compadecendo-se dos sobreviventes
e dos mortos no naufrágio ocorrido por culpa do governo.
Sabe-se que sua obsessão chegou a levá-lo a falar
com os sobreviventes nos hospitais, e inclusive
a fazer esboços dos mortos no necrotério.
A doença, a loucura e o desespero passaram então
a ser uma constante nos seus quadros.
Os efeitos de claro-escuro, que o pintor admirava
no Caravaggio, inspiraram-no a criar ambientes patéticos
e de intenso sofrimento.
Anos depois, em Londres, retomou sua paixão
pelos cavalos, o que anticipou sua preocupação em captar
o movimento. Também fez quadros de doentes mentais
nos hospicios.
Após uma tentativa de suicídio, voltou a Paris,
onde poucos meses depois, morreu, vítima de um acidente,
aos 32 anos de idade.
dados extraídos da Wikipédia
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
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