quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

O período aquí enfocado testemunhou uma série
de modificações profundas na sociedade grega.
Partindo de um conglomerado de tribos rurais
independentes e frequentemente em guerra entre si,
os "genos", cujo único elo comúm era a língua e a religião,
e cuja cultura disolvida na Idade das Trevas, começava
a ressurgir, os gregos encaminharam-se gradualmente
para um modelo de vida urbano, constituindo-se as "pólis",
dominadas primeiro por uma aristocracia latifundiária,
e depois por uma elite de políticos e comerciantes,
dentro de uma moldura social mais ou menos democrática.
Na qual, porém, só tinham voz ativa os detentores
do atributo da cidadania, permanecento estranjeiros 
e escravos à margem dos processos decisórios,
ainda que não dos produtivos e sociais. Esse modelo
se difundiu em sucessivas ondas de colonização
por toda a orla do mar Mediterrâneo e trechos do Mar Negro.
Mais adiante, enfraquecida por guerras internas, a Grécia
sofreu o domínio macedônico e posteriormente o romano,
extinguindo-se como sociedade independente.
Ao longo desta história, desde cedo surgiu entre eles
um desejo de "índole racionalista", por um conhecimento mais completo do mundo e do homem. Em vista disso
desenvolveram-se diversas ciências como a matemática,
a biologia, a medicina, a geometria, a astronomia, a ciência
política, a óptica, a geografia, a filosofia, a etnografia, 
e a historiografia, e lançaram-se os fundamentos 
da psicologia e da psiquiatria. E para disseminar 
todo esse novo conhecimento, desenvolveu-se também
um modelo educativo de largo escopo, conhecido como
"paideia", consolidado no período clássico, que objetivava
a educação integral do indivíduo para o perfeito domínio
de si, para o exercício pleno da cidadania e para o desfrute
de uma vida mais rica, saudável, harmoniosa e significativa.
Naturalmente, a arte produzida nesse continuum 
de transformações refletiu-se de variadas maneiras,
tanto em termos de estilo quanto de significado e função.
Permaneceram mais ou menos constantes, porém, 
alguns traços comuns, regidos pelo conceito básico
de "kalokagathia", o qual associava a beleza 
com as virtudes morais, religiosas e cívicas.
A arte não era vista como uma atividade meramente
decorativa, mas engajava-se profundamente na construção
e transformação da sociedade e na consagração 
de ideologias específicas. 
Por isso, estava sujeita a uma série de convenções
que impunham ao artista a criação de produtos socialmente
significantes, capazes de, atendendo às formulações
da "kalokagathia", ao mesmo tempo adornar as cidades
mas acima de tudo servir como modelos educativos.
Sequer havia naquele tempo uma palavra para designar
"arte" como hoje a entendemos - uma atividade livre
de compromissos e nascida em grande medida 
da criatividade e da iniciativa individual do artista - mas
falava-se em "techné", que equivale aproximadamente
a "técnica", habilidade ou tecnologia, que tinha conotações
práticas e racionais que podiam se aplicar a qualquer
atividade sujeita a regras e passível de aprendizado.
Assim, a arte grega foi essencialmente uma criação urbana,
de características funcionais e fundo moral, sagrado
ou político, que elevou o ser humano a uma condição
exaltada.
Boa parte do que se criou foi encomendado pelo "estado" -
era destinado, ou era concebido como monumento público,
celebrando heróis, atletas e outras figuras por algum motivo
notáveis e exemplares. Outras obras parabenizavam episódios mitológicos e conquistas coletivas, ou eventos
históricos importantes e os sucessos militares recentes,
ou proclamavam a superioridade cultural dos gregos
sobre outros povos, segundo a própria visão. 
Isso, mas a concepção da arte como instrumento pedagógico, fez com que muito da arte grega tivesse
características idealistas e formas austeras, equilibradas 
e nobres, ao mesmo tempo em que mantinha contato com a realidade concreta através de um interesse 
pela representação naturalista, uma tendência cristalizada
no período clássico. 
A associação de idealismo e naturalismo criou uma síntese
original de duradoura influência sobre a posteridade do Ocidente.

dados extraídos da Wikipédia 
  

Nenhum comentário: