NATALIA GONCHAROVA
Natalia Sergéyevna Goncharova
Foi uma importante pintora da Vanguarda Russa,
associada ao Cubo-Futurismo,
e mais tarde ao Expressionismo Abstrato
Goncharova nasceu no povoado de Ladýzhino,
perto de Tula, Russia, em 1881.
Estudou na Escola de Arte Escultura e Arquitetura
de Moscou.
Em 1900 conheceu o pintor Mijaíl Lariónov,
com que se casou e formou uma relação que durou
a vida toda.
Começou a pintar em 1904, inspirada nos aspectos primitivos da arte folklórica russa, incorporando elementos
fauvistas e cubistas.
Junto com Mijaíl Lariónov, foram os fundadores da avant-garde russa pré-revolucionária, organizando exposições com o grupo Rabo de Burro, em 1912,
em Moscou, e com o Der Blave Reiter, em Munique,
nesse mesmo ano.
O Rabo de Burro foi concebido como uma ruptura intencional com a influência da arte europeia, e o estabelecimento
de uma escola russa independente de arte moderna.
A influência do Futurismo é evidente em muitas obras de Goncharova, inicialmente preocupada com os ícones
e o primitivismo da arte folklórica. Ela ficou famosa pela
sua obra O Ciclista.
Também se dedicou ao desenho gráfico, produzindo
figurinos e imagens para estamparia, e escreveu e ilustrou um livro em estilo futurista.
Em 1915 começou a desenhar decorados e trajes
para ballet, em Genebra, Suiça.
Em 1919, Natalia e Mijaíl abandonaram a Associação
de Artistas Russos, por causa da excesiva atenção prestada
a arte ocidental em detrimento das inovações nacionais,
e organizaram sua própria exposição junto com varios simpatizantes de O rabo do Burro como Kazimir Malevich,
Vladimir Tatlin, e o recem chegado Marc Chagall.
Em 1921 se transladou a Paris, onde desenhou varias cenografias para os ballets de Serguéi Diáguilev.
Morreu em Paris, em 1962.
dados extraídos da Wikipédia
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
Nenhum comentário:
Postar um comentário