EXISTEM DISCURSOS SEMELHANTES EM ARTISTAS
DE DIFERENTES ÉPOCAS E LUGARES. NO CURSO
DE ILUSTRAÇÃO, A TENTATIVA É JUSTAMENTE
A DE ESTUDAR A "ATEMPORALIDADE" DE MUITAS
IMAGENS DA HISTÓRIA DA ARTE, QUE É, RESUMINDO,
A HISTÓRIA DO SER HUMANO, OU SEJA,
QUE PODEMOS CONTAR A HISTÓRIA DA HUMANIDADE ACOMPANHANDO A HISTÓRIA DA ARTE DESDE A ERA DAS CAVERNAS.
O PINTOR INGLÉS DAVID HOKNEY,
EN SEU INTERESSANTE LIVRO DE PESQUISA
"O CONHECIMENTO SECRETO" EM QUE TRATA
DA UTILIZAÇÃO DE LENTES NA PINTURA, TRAÇA
UM PARALELISMO NESSE SENTIDO, PARTINDO
DA PINTURA MURAL DE GIOTTO,
ARTISTA DO PRE-RENASCIMENTO ITALIANO.
A FIGURAÇÃO, DESDE A SUA FORMA MAIS PRIMITIVA
ATÉ O FOTOGRAFISMO ATUAL,
SEMPRE ESTEVE ACOMPANHADA
DE ALGUMA FORMA DE RELATO,
ATÉ A CHEGADA DO ABSTRACIONISMO,
EM QUE, POR UM LONGO PERÍODO
OS ARTISTAS DEIXARAM DE "RELATAR"
HISTÓRIAS. DEPOIS DE TERMOS VISTO
AS ARTES VISUAIS VIRAREM ESCOMBROS,
ENTENDEMOS QUE ESSAS TRANSFORMAÇÕES
SÃO CÍCLICAS, E A REPRESENTAÇÃO VOLTA
COM OUTRAS FORMAS.
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
Nenhum comentário:
Postar um comentário