UMBERTO BOCCIONI
Reggio de Calabria 1882 - Verona, Itália 1916
Pintor, escultor e importante teórico do Futurismo.
Forma-se em Roma, junto com Gino Severini,
no atelê de Giacomo Balla, nos primeiros anos
do século XX.
Aprendendo a pintura neo-impressionista,
torna-se um mestre no género do divisionismo
italiano de Segantini.
Fixa-se em Milão em 1908, e no ano seguinte,
adere ao Futurismo junto com os pintores
Giacomo Balla, Carlo Carrá, e Luigi Russolo,
pouco depois do "Primeiro manifesto Fundador
do Futurismo", em 1909.
Contribui para os manifestos dos Pintores Futuristas,
e para o "Técnico de Pintura Futurista", publicados
em 1910 e 1911.
A sensação dinámica é o principal valor da sua arte.
A ação se traduz na pintura pela prática das técnicas
neo-impressionistas, associadas aos princípios cubistas,
particularmente depois de seu contato, em Paris,
com Picasso e outros artistas do grupo, em 1912.
Suas pinturas abordam temas político-anarquistas,
cenas de grande movimentação de figuras em tensão
dinâmica, e mesmo composições quase abstratas,
articuladas pelas linhas-força.
É inovador na escultura, na medida em que rompe
com a tradição de Rodin e procura solucionar
todos os aspectos da forma dinâmica na linguagem
tridimensional.
Realiza experiências com materiais não tradicionais
da escultura, justapondo e articulando vidro, madeira
e couro, em trabalhos que ele chama de "polimatéricos".
A produção artística e intelectual de Boccioni flui até 1916,
ano em que publica "Manifesto Dos Pintores Meridionais"
Convocado para lutar na Primeira Guerra Mundial, serve
na artilharia, em Sorte, próximo a Verona, onde morre
após uma queda de cavalo durante exercícios militares.
dados extraídos da Wikipédia
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
Nenhum comentário:
Postar um comentário