PAUL CÉZANNE - Aix-en-Provence, França 1839-1906
Pintor, pós-ipressionista. Seu trabalho forneceu as bases
de transição das concepções do fazer artístico do século XIX
para a arte radicalmente inovadora do século XX.
Cézanne pode ser considerado como a ponte
entre o Impressionismo e o Cubismo.
Após uma fase inicial dedicada aos temas dramáticos
e grandiloquentes da escola romántica,
Cézanne criou um estilo proprio,
influenciado por Delacroix, introduziu nas suas obras
distorções formais e alterações de perspectiva
em beneficio da composição ou para ressaltar
o volume e peso dos objetos.
Não se subordinava as leis da perspectiva, e sim, as modificava. A sua concepção da composição era
arquitetónica, segundo as suas proprias palavras,
o seu estilo consistia em ver a natureza segundo as suas formas fundamentais: a esfera, o cilindro e o cone.
Cézanne preocupava-se mais com a captação dessas formas do que com a representação do ambiente atmosférico. Uma reação de caráter intelectual contra o gozo
puramente colorido do Impressionismo.
Nas suas inúmeras naturezas mortas, levava a cabo
uma exploração formal exaustiva, de onde surgirá o cubismo
poucos anos mais tarde.
Cézanne era filho de um banqueiro, o que lhe permitiú
grande segurança financeira, que a maioria dos artistas
dessa época não tinha.
Em 1852 ingressa no colegio Bourbon, onde conhece e fica amigo de Emile Zola.
Em 1861, viaja a Paris e conhece Camille Pizarro.
Em 1863, expõe na primeira mostra do Salão dos Recussados, criado por Napoleão III, onde
as pinturas que foram rejeitadas para mostra
no Salão da Academia de Belas Artes, eram exibidas.
O Salão da Academia, rejeitou as obras de Cézanne
pelo período de 1864 a 1869, mas ele continuou
tentando se apresentar no Salão até 1882.
Em 1895, o marchand parisiense Ambroise Vollard, organiza
a primeira exposição individual de Cézanne,
que já havia exposto com os impressionistas anteriormente em 1874 e 1877.
Opta por trabalhar no isolamento, na sua terra natal,
na Provenza.
Nas pinturas da primeira fase, recebe influência de Courbet,
são obras de empaste grosso e claro escuro fortemente contrastado, quase escultural. Esse período, mais realista, e carregado de dramaticidade, se caracterizou
pela utilização de cores escuras e grande uso do preto.
Após o inicio da Guerra Franco-Prusiana, em julho de 1870,
Cézanne e sua mulher Marie Hortense Figuet deixaram Paris
e foram para L'Estaque, perto de Marselle.
Após o nascimento do seu filho Paul, em 1872, eles se mudaram para Auvers, nas proximidades da capital.
Pisarro vive em Pontoise. Lá e em Auvers , juntos,
ele e Cézanne pintavam paisagens. Muito tempo depois
Cézanne se descreveu a si mesmo como um aluno de Pisarro, disendo que "todos nos saimos de Pizarro".
Sob a sua influência, Cézanne começou a abandonar
as cores escuras e suas telas se tornaram muito mais luminosas.
Em 1882, ele visita Renoir, em 1883, visita Monet.
Em 1888 rompe a sua amizade com Emile Zola, após este
usálo como base para compor o personagem Claudio Lantier, um artista sem sucesso, no seu romance A Obra.
Cézanne considerou este ato como uma quebra de decoro,
e a sua amizade iniciada na infância ficou irreparavelmente danificada.
Em 1895 ele fez uma visita e escalou o monte Santa Vitória,
sobre o qual realizou uma série de quadros que ficaram
sendo um marco na sua pesquisa de geometrização da realidade. A contemplação da paisagem labirintica
da montanha, deve ter lhe inspirado o estilo embrionário
do cubismo.
De 1903 até o fim da sua vida ele pintou en seu estúdio,
trabalhando por um mês em 1904 com Emile Bernard,
quem permaneceu em sua casa como convidado.
Após a morte de Cézanne em 1906, as suas pinturas foram exibidas em Paris em uma retrospectiva de grande porte, em setembro de 1907, no Salon D'Automne.
extraído da Wikipédia
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