PABLO PICASSO - nasceu na cidade de Málaga
na Andaluzia, Espanha, em 1881, e passou grande parte da idade adulta na França, onde morreu em 1973.
A partir da idade de sete anos, recebeu formação artística
formal de seu pai, Ruiz, que era um artista académico
e instrutor, que acreditava que a formação adequada exigia
cópia disciplinada dos mestres, e o desenho do corpo humano a partir de moldes de gesso e modelo vivo, naturalista.
Em 1891, a familia muda-se para A Coruña, Galicia,
onde seu pai tornou-se professor da Escola de Belas Artes.
Em uma ocasião, o pai encontrou o Pablo pintando uma cena com pombos, que era um dos temas preferidos
de Ruiz, hábil na pintura de aves, e percebeu que o filho
o tinha superado na sua arte.
Aos 16 anos é matriculado na Academia Real
de San Fernando em Madrid, uma das escolas de arte
mais importantes do país. Mas ele não gostava de instrução formal e parou de frequentar as aulas logo após a inscrição.
Frequentava O Prado, onde podia ver e estudar
a Velázquez, Goya e Zurbarán
Em 1897 seu realismo ficou tingido com a influência modernista (1899-1900). Gabriele Rosetti, Toulouse Lautrec,
Edward Munch, e a sua admiração pelo El Greco,
formaram a sua visão pessoal registrada nas obras desse período.
Faz a sua primeira viagem a París em 1900, então a capital artística da Europa. Lá, ele conhece seu primeiro amigo parisino, o poeta Max Jacob, que o ajudou a aprender a língua. Eram tempos de extremada pobreza,
frio e desespero.
Durante os primeiros cinco meses de 1901, Picasso viveu
em Madrid, onde ele e seu amigo, o anarquista Francisco
de Asis Soler, fundam a revista Arte Joven, que publicou cinco edições. Soler escrevia e editava as matérias,
que eram ilustradas por Picasso, quem retratava em tons
sombrios os personajens do subúrbio, como prostitutas e mendigos.
PERÍODO AZUL
O período denominado azul (1901-1914),
se caracterizou por pinturas dramáticas, cujo tema constante
são os indigentes. O nome provem da cor que dominava
a escala cromática das pinturas, e teve a sua origem
no suicídio do seu amigo o pintor Carlos Casagemas
em fevereiro de 1901, que deixou Picasso arrasado.
Casagemas, após tentar assassinar a amante Germaine,
uma dançarina do Moulin Rouge que frequentava o círculo
de pintores espanhois, suicidou-se em París.
Motivado pela morte de seu amigo, Picasso pintou "A Morte
de Casagemas", quadro alegórico que mostra o seu passo para o período azul.
Outras influências desta época, foram a obra de Van Gogh e Gauguin, o primeiro, sobretudo, a nível psicológico, como se reflete na intensidade emotiva dos quadros desta época,
embora também se aprecie uma simplificação de volumes e contornos definidos que sugerem a pintura de Gauguin.
Picasso manifestava a solidão dos personagens isolando-os
num ambiente impreciso, com um uso quase exclusivo
do azul. O alongamento das figuras, introduzido nas obras,
lembra o estilo de El Greco.
PERÍODO ROSA
O período rosa, (1905-1907) se caracterizou por temas
menos sombrios. Com as cores laranja e rosa ele retratou
as pessoas do circo, acrobatas e arlequins, conhecidos na França como "saltimbancos".
Em 1905, Picasso conhece os colecionadores de arte
norteamericanos Leo e sua irmã, a escritora Gertrude Stein, de quem pintou um polémico retrato num estilo pre-cubista, que foi recusado pela escritora por não se achar "parecida",
ao que o pintor respondeu = "com o tempo você vai ficar
parecida..."
Gertrude Stein se tornou a padroeira de Picasso, adquirindo
as suas obras e as mostrando no seu salão de beleza
em París.
Em 1907, se juntou a uma galeria que havia sido recentemente inaugurada por Daniel-Henry Kahnweiler,
um historiador de arte e colecionador alemão que se tornou
um dos principais negociantes da arte francesa
do século XX, promovendo artistas em expansão como
André Derain, Fernand Léger, Juan Gris, e varios outros
que tinham vindo para viver e trabalhar em Montparnasse
na época.
PERÍODO DE INFLUÊNCIA AFRICANA
O período de influência da arte africana de Picasso
(1907-1909), começa com o quadro Les demoiselles D'Avignon, que levou ao período cubista juntamente con
o estudo da pintura de Cézanne.
CUBISMO "CÉZANNEANO" E O CUBISMO ANALÍTICO
O cubismo analítico (1909-1912) é um estilo de pintura
que Picasso desenvolveu con Georges Braque, usando
marrom, preto, branco e cores neutras. As pinturas que ambos produciram nesse tempo conservam muita semelhança, "desmontando" os objetos analizados,
e traduzidos em formas geométricas.
CUBISMO SINTÉTICO
Período (1912-1919), foi um desenvolvimento do gênero.
As figuras ficaram mais sintéticas e próximas do objeto real
e começam a ser utilizados, colados nas pinturas, fragmentos de papel de parede ou retalhos de páginas
de jornal, marcando o primeiro uso da colagem em arte.
extraído da Wikipédia
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
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