O CUBISMO ANALÍTICO
O cubismo analítico (1910-1912) e uma face evoluída
do cubismo cézanniano. Apareceu depois da junção
do trabalho desenvolvido por Picasso e Braque.
A forma é analizada num plano, decomposta e montada novamente nesse mesmo plano.
A prioridade dada à forma é máxima, tal que a composição
cromática aponte quase para uma só cor.
O objeto é de tal forma distorcido que quase tende
para a abstração, ficando no limite do perceptível
e do abstrato. Foi nessa fase que se procedeu a uma
teorização do cubismo.
No cubismo analítico há a predominância de pocas cores
(preto, cinza e tons de marrom e ocre).
O CUBISMO SINTÉTICO
O cubismo sintético (1913-1914) é a última fase do cubismo.
Também conhecida como cubismo de colagens. Qualquer
aspecto decorativo e/ou acessório ao objeto representado
era extraído. A representação de objetos do cotidiano ajuda
a compreensão das obras, pois de hábito reconhecem-se
mais facilmente atraves de um outro pormenor,
como por exemplo o cachimbo que remete a representação
de um fumante.
Os planos são mais redutores e esquemáticos em relação
ao cubismo analítico, isto é, sobrepoem-se e a sua relativa
aparência dá um novo aspecto a obra. A cor volta aqui
a tomar importância depois de ter sido desvalorizada
na fase analítica.
O cubismo sintético buscou recuperar um pouco
a "imagem real" do objeto tornando as cores mais fortes
e as formas mais decorativas.
Desta fase docorrem os movimentos que quebram
o imobilismo patente nas obras cubistas, apontando para
o Futurismo e o Cubo-futurismo.
Existe um texto escrito pelo poeta Guillaume Apollinaire,
intitulado "A Anti-Tradição Futurista", considerado
uma especie de manifesto cubista, lançado pelos poetas
do Cubo futurismo russo, do qual era membro Vladimir Maiakovski.
extraído da Wikipédia
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
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