domingo, 20 de abril de 2014

Nos anos 1920, André Breton e os surrealistas
siatematizaram um processo criativo chamado
"O Cadáver Exquisito", onde varios artistas
participavam da mesma obra. Sobre uma mesa
colocaram de forma coletiva objetos de origem,
usos e formas diferentes com os quais visualmente,
estabeleciam relações que faziam surgir metáforas
de significados múltiplos.
Nos anos de 1970, artistas de todo o mundo
estabelecem relações (conhecendo-se ou não)
utilizando o sistema de correios e criam um projeto
chamado mail-art, por meio do qual disparam sentidos
no diálogo entre as diferentes disciplinas.
Neste trabalho "Opera Muda", criado no suporte digital,
César Landuchi e Carlos Clémen trabalham de forma similar
os dois casos. O processo tem inicio na postagem de cada um, sem saber o que o outro irá colocar, imagens diversas de modo contínuo. As imagens finais são impressas 
sobre papel. Sem intenção narrativa, um diálogo de formas que produz relatos gráficos. Sem efeitos especiais, 
numa alternancia controlada: no máximo de três postagens
cada um. Objetos gráficos digitais para o pensamento
São Paulo 2014


Nenhum comentário: