SIMPLICISSIMUS foi um semanário satírico alemão,
fundado por Albert Langen em 1896 e publicado até 1967.
Combinando um conteúdo ousado, e um estilo gráfico
brilhante, SIMPLICISSIMUS publicou o trabalho
de escritores como Thomas Mann e o poeta Rainer Maria Rilke.
Alem das ilustrações temáticas, os alvos mais frequentes
dos caricaturistas da revista, eram as figuras do militarismo prusiano,
dos políticos do sistema, e da aristocracia.
Em 1898, o Kaiser Wilhelm II, foi ridicularizado numa ilustração,
o que levou a apreensão da revista, uma multa de 30 mil marcos ouro,
e o exilio do seu editor Albert Langen, durante cinco anos na Suiça.
O cartunista Heine, e o escritor Frank Wedekind, autores da charge,
foram condenados a 6 meses de prisão.
Em 1906, o editor Ludwig Thoma ficou preso, também durante 6 meses
por atacar o clero.
Essas controversias só serviram para aumentar a circulação da revista
que atingiú o pico de 85.000 exemplares.
Após a entrada da Alemanha na Primeira Guerra Mundial, o semanário
diminuiu seu tom satírico, e começõu a apoiar o esforço de guerra.
Durante a era da República de Weimar, SIMPLICISSIMUS publicou
os melhores chargistas e gravadores alemães do período,
como o desenhista George Grosz e a gravadora Käthe Kollwitz.
A medida que os nacional-socialistas foram chegando ao poder, emitiram
ameaças contra os artistas e escritores do SIMPLICISSIMUS,
mas ainda não a proibiram. Tempo depois o editor Thomas Theodor Heine,
que era judeu, foi forçado a demitir-se e se exilar.
A publicação da revista cessou em 1944. Foi revitalizada em 1954, e encerrou definitivamente a sua publicação, em 1967.
extraído da Wikipédia
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
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