ANNEMARIE HEINRICH - Alemanha 1912 - Argentina 2005
Fotógrafa retratista, reconhecida como uma das melhores
entre os fotógrafos argentinos. Seus retratos de atrices,
atores e "estrelas" do cinema e da cultura , foram as imagens obrigatórias
que "nos olharam" durante anos,
desde as capas das revistas de lazer em Buenos Aires.
Heinrich é o caso típico de um bom artista malogrado esteticamente
pelo péssimo gosto imposto pelo mercado.
Podemos extender ese mal gosto para o mercado fonográfico,
que até entrados os anos 60, lançava capas dos mestres do tango
e do folklore ilustradas com qualquer garatuja ou retratos "feitos"
por pessoas que não eram artistas e muito menos ilustradores.
A valorização da capa do disco vinil se da a partir de 70.
Nesse momento (único) na história das artes gráficas,
se juntaram forma e conteúdo = poema-música-imagem, criando
uma nova maneira de se olhar para um produto de consumo.
Isso foi uma revolução no olhar, acompanhando a revolução que se operava na atitude das pessoas nesse momento.
Isso significou o oposto ao que os prestidigitadores da midia denominam de "popular", ou "cultura de massa".
Se compararmos os retratos inteligentes e bem iluminados
que Annemarie Heinrich realizou em preto e branco,
interpretando a personalidade do retratado, com os retratos hiper-coloridos
e retocados das capas das revistas de fofocas televisivas, percebemos
o abismo que existe entre o seu trabalho autoral,
e o "serviço burocrático" que poderia ter sido feito por qualquer fotógrafo.
Sara Facio, discípula de Annemarie Heinrich aplicou nos seus retratos, a lição apreendida com a mestra, mas já despojados do clima melodramático
produzido no estúdio que caracterizaram a fotografia cinematográfica
dos anos 40 e 50.
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
Nenhum comentário:
Postar um comentário