ANTONIO BERNI - Rosário 1905 - Buenos Aires 1981
Berni foi o mais expressionista dos pintores da Oficina de Mural.
Da mesma forma que Spilimbergo, a sua pintura do primeiro período
1930-40,
foi influenciada pelo Renascimento Italiano, são exemplo disso os
desenhos bem construidos que realizou na época.
Em 1925 ganha uma bolsa de viagem a Europa e se estabelece em París
onde
estuda sob a orientação de André Lhote e Othon Friesz.
Em 1930 conhece o poeta comunista Louis Aragon, se interessa pela
situação dos imigrantes asiáticos e africanos em París, e colabora junto com
Aragon, ilustrando
um jornal alternativo que reivindicava melhores condições de vida para
essas minorias.
Inicia uma experiência surrealista de curta duração. As pinturas dessa
fase são
expostas em Buenos Aires em 1932.
Em 1933 participa da realização do mural "Ejercicio Plástico"
sob a direção do
muralista mexicano David Alfaro Siqueiros.
Em 1939 pinta, junto com Spilimbergo, um mural para o pavilhão argentino
da
Feira Internacional de Nova Iorque.
Na década de 60 seu realismo se torna mais violento. Surgem as
pinturas-colagem de grandes formatos, nas quais utiliza lixo reciclável, para
denunciar a miséria em que vive a população das favelas argentinas denominadas
de "Villa Miséria", e cria dois personagens inspirados nos moradores
dessas "villas": o menino Juanito Laguna e a prostituta Ramona Montiel, protagonistas das histórias contadas por
Berni em
xilogravuras, revolucionárias para a época, compostas com lixo
metalurgico.
no final dos anos 60 recebe a influência da Pop-Art, chegando a
participar dos 'happening", (do inglés = acontecimento),
performances teatrais realizadas por artistas, no Instituto Cultural Torquato di Tella,
Durante os anos 70 realizou séries de pinturas-alegato sobre fatos que
marcaram a sociedade civil durante a ditadura militar na Argentina.
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