O CINEMA NORTE-AMERICANO COLABOROU NA DIVULGAÇÃO
ROMANCEADA DO NATIVO DAQUELE PAÍS, MASCARANDO A
HISTORICIDADE QUE CONSTATA GENOCIDIO.
FILMES MONTRARAM INDÍGENAS QUE NÃO COLABORAVAM
COM O PROGRESSO, QUE SE OPUNHAM A MARCHA DO CAVALO
DE AÇO, O TREM, ESSE ÚLTIMO QUE ANUNCIAVA A CIVILIZAÇÃO.
ENTRELINHAS E DIÁLOGOS INDICAVAM SINGELEZA TÍPICA IMPUTADA
A PESSOAS SUPOSTAMENTE INADEQUADAS PARA O NOVO ENTORNO
ECONÔMICO.
ARTISTAS BRANCOS REPRESENTAVAM NATIVOS E MESMO QUANDO
ÍNDIOS REAIS ERAM FILMADOS, O DIRETOR FAZIA UMA ASSUSTADORA
CONFUSÃO COM MANEIRAS E COSTUMES.
A MAIORIA DAS FICÇÕES NORTE-AMERICANAS FALSIFICA O INDÍGENA,
EXCEÇÃO FEITA A "PEQUENO GRANDE HOMEM" (LITTLE BIG MAN)
DE 1971, EXEMPLO ANTI-WESTERN, ENFOCANDO A DISPARIDADE
ENTRE O VELHO OESTE REAL E O FANTASIADO POR HOLLIWOOD,
MOSTRANDO UMA CIVILIZAÇÃO BRANCA CORRUPTA E HIPÓCRITA.
NATIVOS NA REALIDADE FORAM VENCIDOS POR UMA CULTURA
SUPERIOR EM TERMOS NUMÉRICOS DE POPULAÇÃO, TECNOLOGIA
DE GUERRA E APTIDÃO MENTAL PARA GUERRA TOTAL.
O INDIO SIMPLESMENTE SE RECUSARIA A COLABORAR COM O BRANCO.
ESSA É A VISÃO SIMPLISTA, MANIQUEISTA, DE CONSUMO FÁCIL.
QUE DEVEMOS REPUDIAR.
ARNALDO SAMPAIO DE MORAES GODOY
Consultor jurídico geral da União
trecho extraído da Wikipédia
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
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