CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
Aula I - Parte I
A GERAÇÃO DE 80
Em 1880, junto com a chegada da modernidade de inspiração europeia
começa, em Buenos Aires, a organização da classe operária
em sindicatos, e a reivindicação por melhores condições de vida
para os trabalhadores. A distribuição da riqueza na mão de poucos
e as precarias condições de sobrevivencia do trabalhador na cidade
e no campo, agravam a situação social.
Grupos de imigrantes, principalmente italianos, começam a ter peso político,
e associações de trabalhadores organizados de extração socialista e anarquista
promovem greves em todos os centros urbanos do país.
Desse panorama político, surge um grupo de pintores, que embora tendo estudado
e se formado na Europa, eram avesos a idéia de que a modernidade e o progresso só seriam possíveis seguindo os modelos europeus.
Ernesto de la Cárcova, Eduardo Sívori, Pio Collivadino e outros,
mesmo influenciados pelo Realismo e o Pre-Impressionismo franceses,
buscaram realizar uma pintura cuja temática expressasse o espírito nacional.
Começam a ocupar as telas dos pintores, imagens do cotidiano do povo,
da vida dos gaúchos e do indio dos pampas,
substituindo os retratos da burguesia e as paisagens decorativas.
Ernesto de la Carcova, autor de "Sin Pan y Sin Trabajo", obra pioneira
do realismo social argentino, na qual estão implicitos os ideais libertários
levados pela imigração italiana, foi pintada entre 1892 e 1893,
cuando o artista tinha 27 anos.
Um ano mais tarde, em 1894, incorporou-se ao "Centro Obrero Socialista"
que tinha começado a publicar o famoso jornal "La Vanguardia".
Integrantes da GERAÇÃO DE 80
ERNESTO DE LA CARCOVA 1866-1927
EDUARDO SÍVORI 1847-1918
PIO COLLIVADINO 1869-1945
ANGEL DELLA VALLE 1855-1903
REYNALDO GIÚDICI 1853-1921
EDUARDO SCHIAFFINO 1858-1935
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
Nenhum comentário:
Postar um comentário