Se Ingres usou uma câmara lúcida para
desenhar retratos, terá usado também
dispositivos ópticos para sua pintura?
Tome, por exemplo, o belo retrato de
madame Leblanc, pintado em 1823,
mais de 15 anos antes da invenção da
fotografia química. Veja como é de uma
precisão realista o tecido com motivos
decorativos. Que diferença para o estudo
de uma cortina, por Cézanne, um estudo
certamente feito a olho. Mas e olho (e
coração) estão em ação aquí; pode-se ver
claramente como o quadro foi construído.
Será que o tecido do retrato de Ingres foi
feito do mesmo modo? Se a pessoa rejeita
o uso da óptica, terá então de dizer sim,
ele também foi feito a olho. Mas acho isso
difícil de acreditar. Não há "estranheza"
na reprodução das dobras, das sombras
ou do delicado motivo que acompanha
cada sinuosidade do material de modo tão
convincente. Seriam precisas habilidades
de observação e pintura da mais elevada
ordem para fazê-lo "a mão livre".
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
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