SEBASTIÃO SALGADO
Sebastião Ribeiro Salgado
Aimoré, Minas Gerais, Brasil 1944
Fotógrafo, graduado em economia pela Universidade
Federal de Espírito Santo (1964-1967).
Fez sua primeira sessão de fotos em 1970, com a Leica
de sua esposa, a pianista Lélia Deluiz Wanick,
que também é autora do projeto gráfico dos seus livros.
Em 1973 tornou-se fotojornalista independente.
Em 1979, depois de passagem pelas agências Sygma
e Gamma, entrou para a Magnum.
Seu primeiro livro Outras Américas, sobre os pobres
da América Latina, foi publicado em 1986.
Na sequência publicou Sahel - O Homem em Pânico,
também publicado em 1986, resultado de uma longa
colaboração de doze meses com a organização
não governamental Médicos sem Fronteiras, cobrindo
a seca no norte da África.
Entre 1986 e 1992 concentrou-se na documentação
do trabalho manual em todo o mundo, publicada e exibida
sob o nome Trabalhadores Rurais.
De 1993 a 1999, ele voltou sua atenção para o fenômeno
global do desalojamento em massa de pessoas,
que resultou em Êxodo e Retratos de Crianças do Êxodo,
publicado em 2000.
Na introdução de Êxodo escreveu: "Mais do que nunca,
sinto que a raça humana é somente uma.
Há diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades,
mas os sentimentos e reações das pessoas
são semelhantes.
Pessoas fogem das guerras para escapar da morte,
migram para melhorar sua sorte, constroem novas vidas
em terras estrangeiras, adaptam-se a situações extremas..."
Trabalhando inteiramente com fotos em preto e branco,
salgado mostra o que está acontecendo com as pessoas no mundo, e protesta contra a violação da dignidade humana
por meio de guerras, pobreza e injustiças.
dados extraídos da Wikipédia
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
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