sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Eis outra comparação entre dois quadros em ambas
extremidades da Renascença, que mostra a extraordinária
transformação que ocorreu na pintura: o detalhe embaixo
é de A Morte da Virgem de Giotto, data de 1310-1. 
Compare as asas, em particular. As de Giotto são uma invenção imaginativa (ele provavelmente não vira um anjo
na vida real!). Parecem muito bonitas, mas são estilizadas
comparadas às de Caravaggio, que parecem muito mais
"fotográficas". Por seu método de trabalho, é provável
que Caravaggio tivesse algum tipo de asas reais 
a sua frente - tal vez um par de asas de águia. Sabemos
que ele só pintava diretamente do modelo ("É incapaz
de pintar sem modelos" foi uma crítica contemporânea
a sua obra). O mesmo, é claro, poderia ser dito sobre
qualquer fotógrafo (até bem recentemente, ou seja) - 
os computadores modificaram o que costumava ser
um requisito fundamental da fotografia.

David Hockney

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