sexta-feira, 18 de março de 2016

AVENTURA SEDUTORA
trechos

Meu nome é Ismael. Há varios anos, achando-me
em situação meio difícil, com os bolsos vazios 
e sem nada de interessante para fazer em minha
pequena cidade, resolvi meter-me a bordo de um navio
e correr mundo. Seria a melhor maneira de combater 
minha preguiça e estimular minha imaginação. 
Lembro-me de que, de vez em quando, era atacado por fortes crises de melancolia. Assim, nada melhor nem mais saudável do que uma longa viagem marítima. O gôsto
pela aventura também fazia parte de meu temperamento.
Correr mundo, ver rostos e paisagens novas, sempre atraiu
jovens de tôdas as nacionalidades e gostos.
________________________________________________

...Um mundo de projetos que a vida nunca permitirá
que passem da sua humilde condição de sonhos anônimos.
Todos parecem sonhar com uma mágica embarcação
que os leve sôbre as ondas da fantasia até as praias remotas de uma ilusão impossível. Alguns dêsses homens
são movidos pela curiosidade, outros pela misteriosa
atração de que já falamos, e há aquêles animados pela
vocação marítima. Mas a dose de sonho e o espírito
de aventura são comuns a todos.
  

Nenhum comentário: