segunda-feira, 27 de outubro de 2014

EXISTEM DISCURSOS SEMELHANTES EM ARTISTAS
DE DIFERENTES ÉPOCAS E LUGARES. NO CURSO
DE ILUSTRAÇÃO, A TENTATIVA É JUSTAMENTE
A DE ESTUDAR A "ATEMPORALIDADE" DE MUITAS
IMAGENS DA HISTÓRIA DA ARTE, QUE É, RESUMINDO,
A HISTÓRIA DO SER HUMANO, OU SEJA,
QUE PODEMOS CONTAR A HISTÓRIA DA HUMANIDADE ACOMPANHANDO A HISTÓRIA DA ARTE DESDE A ERA DAS CAVERNAS.
O PINTOR INGLÉS DAVID HOKNEY,
EN SEU INTERESSANTE LIVRO DE PESQUISA 
"O CONHECIMENTO SECRETO" EM QUE TRATA
DA UTILIZAÇÃO DE LENTES NA PINTURA, TRAÇA
UM PARALELISMO NESSE SENTIDO, PARTINDO 
DA PINTURA MURAL DE GIOTTO, 
ARTISTA DO PRE-RENASCIMENTO ITALIANO.
A FIGURAÇÃO, DESDE A SUA FORMA MAIS PRIMITIVA
ATÉ O FOTOGRAFISMO ATUAL,
SEMPRE ESTEVE ACOMPANHADA 
DE ALGUMA FORMA DE RELATO,
ATÉ A CHEGADA DO ABSTRACIONISMO,
EM QUE, POR UM LONGO PERÍODO
OS ARTISTAS DEIXARAM DE "RELATAR"
HISTÓRIAS. DEPOIS DE TERMOS VISTO 
AS ARTES VISUAIS VIRAREM ESCOMBROS,
ENTENDEMOS QUE ESSAS TRANSFORMAÇÕES
SÃO CÍCLICAS, E A REPRESENTAÇÃO VOLTA
COM OUTRAS FORMAS.

Nenhum comentário: