quarta-feira, 10 de setembro de 2014

UKIYO-Ê e a Pintura Ocidental

A arte européia no inicio do século XIX,
sofreu pouca influência da arte japonesa.
Entretanto, sabemos que a xilogravura
Ukiyo-ê influenciou muito os pintores
europeus, principalmente os Impressionistas
que atuaram na segunda metade  daquele
século. A arte do Ukiyo-ê foi levada para
a Europa, nessa época, pelos comerciantes,
pelos bolsistas japoneses ou pelos próprios
europeus que visitavam o Japão; também
naquela ocasião, as caixas usadas para enviar
para o exterior peças de cerâmica e porcelana
eram forradas com papel para evitar a quebra.
Foi também dessa maneira - utilizadas como
papel de embrulho - que milhares de cópias
de xilogravuras Ukiyo-ê deixaram o Japão.
Essas obras, que no inicio eram vistas com 
certo interesse, logo começaram a ser aceitas
pelos europeus que, denominando-as "japonet-
zuri" (estilo japonés), passaram a divulgá-las
no meio artístico. Essa divulgação influenciou
vários campos, tais como ciência, literatura,
e música, mas a que recebeu maior influência
foi a pintura. Portanto, o papel desempenhado
pela xilogravura Ukiyo-ê foi notável.
Para os pintores europeus da época, que procuravam
se libertar do academismo tradicional e buscavam
um novo tipo de pintura, a coloração clara 
e a composição moderna e livre da xilogravura
era uma grande descoberta. No início, entretanto,
essa influência era aparente e superficial. Eles
simplesmente copiavam o desenho ou pintavam
as vestes ou os leques japoneses que apareciam
nas gravuras; portanto, a forma de expressão
da pintura européia tradicional não havia mudado.
Somente o tema "japonet-zuri" era novo.
Ultrapassando essa fase, a arte européia começou
a receber una influência mais efetiva da xilogravura
Ukiyo-ê. Destacaremos aqui algumas das mais representativas:
a) a nova temática passou a ser utilizada por exímios pintores tais como Whistler, Monet e Van Gogh.
b) a reformulação das regras tradicionais utilizadas até
então, libertou os artistas ocidentais de alguns tabús
e abriu caminho para a reformulação de métodosde composição. Nessa fase, o trabalho de pintores como
Degas e Monet já apresentava uma nova forma de retratar
o ser humano e os objetos inertes; o ângulo de observação
e retratação dos modelos já apresentava características
novas, aparecendo obras onde esses elementos eram
apresentados em "close" ou vistos de um ângulo superior
ou inferior.
c) uma expressiva mudança na maneira de representar
o espaço surge, especialmente em artistas como Van Gogh
e Toulouse Lautrec.
Assim, através da introdução de novas temáticas
e de novas técnicas de desenho e composição,
foi aberto um novo campo para a arte ocidental.

texto extraído do catálogo da exposição Ukiyo-ê - Xilogravuras de Hiroshigue
As 53 Vilas da Estrada Tokaido - Fundação Mokiti Okada - São Paulo, Brasil 1982 

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