quarta-feira, 10 de setembro de 2014

TIPOS DE UKIYO-Ê

Existem dois tipos de Ukiyo-ê: Nikuhitsu-ga
(pintura) e Hanga (xilogravura). No primeiro,
era utilizado o pincel sobre seda ou papel.
Portanto, o processo criativo não diferia
do das pinturas em geral. A obra concluída
era normalmente apresentada sob a forma
de biombos, rolos ou quadros. Entretanto,
foi o segundo tipo - a xilogravura - que melhor
expressou a característica do Ukiyo-ê.
Na xilogravura, com uma única matriz é possível
imprimir centenas ou milhares de cópias e assim,
qualquer pessoa pode adquirir reproduções
de uma obra, a preço acessível. Na gravura
é utilizada matriz de madeira, cobre ou pedra;
no Ukiyo-ê era usada apenas a de madeira.
Atualmente, as matrizes de madeira são feitas
por uma única pessoa que desenha e esculpe;
na confecção da xilogravura Ukiyo-ê, trabalhavam
em conjunto um pintor, um gravador e um impressor.
Aí está a característica técnica do Ukiyo-ê. O nome
do pintor consta em todas as obras mas, na maioria
delas, não há referências aos nomes do gravador
e do impressor. Isso ocorria porque, na época,
a posição social desses profissionais era considerada 
baixa. Entretanto, entre eles reconheciam o nível técnico
de seus companheiros de trabalho, e somente com
a união dos esforços do pintor, do gravador e do impressor,
elaborava-se a xilogravura Ukiyo-ê.


Desenvolvimento da técnica da gravura feira em matriz de madeira

I - Xilogravura monocromática e colorida

Em sua primeira fase a xilogravura Ukiyo-ê
era monocromática, e utilizava a mesma técnica
dos desenhos das revistas em quadrinhos,
desenvolvida por volta de 1670.
Com o passar do tempo, porém, foi sendo sentida
a necessidade de novos elementos cromáticos.
Assim, a partir de 1700, os xilógrafos passaram 
a aplicar cores em algumas partes da xilogravura impresa
em monocromo, usando um pincel.

II - O Emprego Das Cores

Ultrapassando o estágio inicial, que empregava
o pincel para colorir a gravura, por volta de 1740,
descobriu-se como obter xilogravuras coloridas.
o processo consistia na elaboração de matrizes diferêntes,
uma para cada cor, que era aplicada na gravura básica.
A xilogravura Ukiyo-ê passou a ser, então, tricrômica;
eram utilizadas as cores: preta do desenho original,
vermelho escuro e verde. Esse tipo de xilogravura foi
denominado Benizure-ê (colorida).

III - A Xilogravura Policrômica

Com o aperfeiçoamento dessa técnica,
por volta de 1760 tornou-se possível criar xilogravuras
utilizando-se mais de dez cores distintas. 
A obra "As Cinqüenta e Três Vilas da Estrada Tokaido",
foi elaborada nessa época.

Nenhum comentário: