terça-feira, 8 de janeiro de 2013

ANDREI RUBLEV E A ESTÉTICA BIZANTINA

A civilização bizantina teve uma influência decisiva
sobre o povo russo que lhe era vizinho, e que no inicio
não era mais que povos eslavos reunidos sob a
dominação de guerreiros nórdicos.
Mantiveram contato entre si a através de guerras,
do comercio, da pilhage, da diplomacia (casamentos
entre nobres) e através de missões evangélizadoras.
No século X, o principe Vladimir se batizou (tornando
todos os seus súditos automaticamente em cristãos),
em troca da mão da filha do imperador bizantino, Ana.
Os bizantinos, por sua vez, necessitavam de aliados
para combater povos como os búlgaros que faziam
pressão sobre as suas fronteiras. 
O alfabeto russo é uma invenção de um misionário
bizantino, Cirilo, que se inspirou nos grafemas gregos
para produzir um sistema de escrita a fim de evangelizar
os povos eslavos que cercavam o centro do Império
pela palavra (escrita) de Cristo. Além dessas contribuições
(o Cristianismo e a lingua escrita), a arte bizantina teve
um impacto sensível sobre a cultura dos russos.
Na Rússia, continuou a proliferar com exuberância esse
tipo de arte, mesmo após a tomada de Constantinopla
pelos turcos otomanos.
Andrei Rublev, um monge pintor de ícones russo do
século XIV - XV, foi uma síntese emblemática dessas
contribuições da cultura bizantina. No filme, podemos 
apreciar passagens da vida do religioso atraves do olhar
do diretor russo e cristão ortodoxo Andrei Tarkovski.
É interessante observar que o diretor, apesar de ter sido
considerado um "dissidente" pelas autoridades do regime
soviético, expressa esse período da história medieval,
através de uma linguagem comunista.
O personagem principal da trama demonstra possuir uma
visão messiânica do povo, dos trabalhadores pobres
e dos oprimidos. O cineasta o retrata, portanto, em
consonância com o que a ideologia oficial esperava de
um herói. Mesmo assim seus filmes foram menosprezados
pelo regime como sendo "pequeno burgueses" e religiosos
demais.
Alem de estar marcada a religiosidade do proprio
diretor, destacam-se nele ainda temas históricos de relevância
para a formação da nação russa: a opressão e a miséria no campo,
as invações e a violência dos tártaros contra o povo russo,
a perseguição aos pagãos, e o choque cultural entre estes e a
civilização cristã.













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