sábado, 15 de novembro de 2008

EL COLLAGE /
A colagem é uma técnica que consiste em adicionar imagens
retiradas de diversas fontes, captadas em tempos e lugares diferentes
e faze-las converger numa mesma composição.
A colagem na sua fussão altera o tempo das imagens, criando um tempo
de fantasia.
Esta foi uma das disciplinas seguidas por Picasso, Braque e os Dadaistas
no inicio do século XX, e que marcou a visualidade da arte contemporánea, principalmente da Pop-Art, um dos movimentos que mais utilizou esta
técnica de montagem.
Na América Latina e no mesmo período, podemos citar o trabalho
monumental do mexicano David Alfaro Siqueiros, com seus gigantescos
murais de "colagens pintadas" representando temas de denúncia social,
pré-nuncio da Pop-Art.
E na América do Norte, Romare Bearden, com suas pinturas-colagem,
utilizando fotos cortadas de revistas, representando a vida dos negros
e do Jazz.
No cinema temos o exemplo dos films da União Soviética dos anos 20,
relacionados com o Futurismo pela importância que os cineastas soviéticos
davam a montagem exacerbada das imagens e a violência máxima da
projeção, criando assim efeitos de extraordinário dinamismo, tal como
preconizado pelos futuristas.
O cinema visto como uma imensa "colagem mural" em movimento!
A colagem, principalmente nas grandes cidades, onde inúmeros estímulos
visuais participam do ambiente urbano em aberta competição, se nos
apresenta como uma das formas ideais de expressão.
Tudo é uma grande colagem no entorno urbano, tudo é sobreposição,
criando as vezes caóticos e apavorantes visuais. Cabe ao artista organiza-los.
O ilustrador uruguaio Mauricio Planel, é "colagero". Tem um blog que
leva por título "El Collage": em espanhol, onde podemos apreciar seus
trabalhos.
Fino montador de imagens digitalizadas, cria fábulas visuais que nos
remetem ao cinema, acompanhadas sempre de textos da sua autoria.
Existem nas colagens de Mauricio, mistêrio nos relatos, e varias vertentes
de leitura nas suas composições surrealistas. Existe também "essa coisa negra"
e melancólica, a marca rioplatense.
Polo Sur?, Ratas com asas?, O caçador cego?, Berlim Alexanderplast?
Tudo desaparece nesse mundo dos sonhos, nada mais interessa.
Só nos interessa a certeza do vôo...
Luis Trimano - Rio de Janeiro 2008
Texto produzido especialmente para a apresentação
de "El Collage", na revista GRÁFICA de Oswaldo Miranda,
o "Mirán" de Curitiba.

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